quinta-feira, 25 de junho de 2020

LIVRO DA SEMANA - «O VELHO QUE LIA ROMANCES DE AMOR», LUIS SEPÚLVEDA


Já aqui falamos, várias vezes, desta obra de Luis Sepúlveda, talvez por ser um dos nossos livros preferidos, pela fluidez deliciosa da escrita e, sobretudo, pela forte mensagem de respeito pela floresta amazónica que nos passa..
Além disso, é um livro que aborda o prazer da leitura de uma forma surpreendente: um velho (António José Bolívar Proaño) descobre, por acaso e com alguma surpresa, que sabe ler e apaixona-se por romances de amor, particularmente aqueles que falam de «sofrimentos, amores infelizes e desfechos felizes».

Nesta última semana de aulas, convidamos os alunos do 3.º ciclo e a comunidade em geral a ler esta magnífica obra de Luís Sepúlveda. Será, seguramente, uma boa forma de ocupar os tempos livres, numa fase da nossa vida em que o recolhimento e o distanciamento social é, ainda, um dever.

Concluída a leitura, cada leitor poderá testar o seu desempenho sobre o conhecimento da obra, realizando o quiz que a seguir se disponibiliza. Mal o submeta, terá acesso à sua pontuação e à correção das questões. Poderá, inclusivamente, usar um pseudónimo, para manter o anonimato.


Sem comentários: