segunda-feira, 4 de maio de 2020

LÍNGUA APURADA - AH, HÁ OU À?

«LÍNGUA APURADA» é uma nova rubrica deste blogue, onde abordaremos algumas das dificuldades mais frequentes no uso da Língua Portuguesa.


O uso da interjeição «Ah», que vem normalmente seguida do ponto de exclamação e que indica admiração, surpresa, não é muito problemático, mas a confusão entre «» e «à» é muito habitual.

«» é uma forma do verbo haver e, em caso de dúvida, podemos tentar substituir, na frase, esta forma verbal, que está no presente do indicativo, pelo pretérito imperfeito do indicativo.
Por exemplo: Há muito tempo que estou à espera. / Havia muito tempo que estava à espera.

Já o «à», resulta da contração da preposição «a» com o determinante «a», o que implica anteceder um nome feminino e singular. Se substituirmos o nome que vem a seguir por um nome masculino, este «à» tomará a forma «ao».
Por exemplo: O João chegou atrasado à escola. / O João chegou atrasado ao teatro.

Achas que és capaz de usar corretamente estas palavras?



Se tiveres dúvidas, podes colocá-las no espaço «comentários».

7 comentários:

Eduardo Duarte disse...

Excelente rubrica! Excelente iniciativa! Muitos parabéns à equipa de professores de Português da Escola Básica Manuel do Nascimento pela brilhante ideia.
Infelizmente, há pano para mangas para trabalhar no que ao apurar da língua portuguesa diz respeito. O caso enunciado nesta publicação é um dos mais evidentes. Mas não é o único. Noto que é também cada vez mais frequente ver-se uma certa confusão entre os verbos reflexivos e a conjugação de verbos na segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, como se todos eles fossem verbos reflexivos. Por exemplo, quando alguém se refere a uma ação passada, em vez de escrever "fizeste", escreve "fizes-te", em vez de escrever "viste", escreve "vis-te", e assim por diante. Às vezes a ambiguidade ainda é maior, pois nem sequer se vê a utilização do traço de união entre o verbo e o pronome.
Cara professora, podia, por favor, assim que tivesse oportunidade, fazer uma explicação em que este erro ficasse bem esclarecido?
Muito obrigado.

Biblioteclando disse...

Olá, Eduardo Duarte!
Muito obrigada pela atenção que deu à nossa rubrica. O exemplo referido é uma ótima sugestão.
Prometemos abordar esta dificuldade muito em breve.

Biblioteclando disse...

Parabéns a todos aqueles que obtiveram 10 pontos no nosso quiz! E já são vários!

Biblioteclando disse...

Atenção! Na realização do quiz, há participantes cujas respostas, apesar de corresponderem à palavra correta, são consideradas incorretas, pois foi usada indevidamente letra maiúscula ou minúscula.

Biblioteclando disse...

Atenção à colocação do acento nas palavras "há" e "à".
A forma do verbo haver tem acento agudo: há.
A preposição contraída com o determinante artigo definido tem acento grave:à.
A resposta ao quiz é considerada incorreta se o acento não for usado corretamente.

Refira-se, a propósito, que o acento grave aparece também noutras contrações da preposição "a" com pronomes ou determinantes demonstrativos como, por exemplo, àquilo ou àquele.

Unknown disse...

Uma rubrica muito interessante e divertida!
Por esses motivos, daria um excelente trabalho de casa …! 😉
Vou ja à/ há/ ah caça dos outros …

Anónimo disse...

Eu Tiago Correia 8ºA Nº17 participei da língua apurada