Hoje, dia 9 de maio, data que assinala o aniversário da «Declarção Schuman», comemora-se o Dia da Europa, uma forma de festejar a paz e a unidade no continente europeu.
Há 70 anos, num discurso proferido em Paris, em 1950 (cinco anos após a rendição do regime nazi), Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expunha a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa que evitaria a eclosão de uma guerra entre países europeus. A sua proposta passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço.
Menos de um ano mais tarde, na primavera de 1951, seis países, conhecidos como a Europa dos Seis (Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos) firmavam em Paris o tratado que criava a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), concretizando a visão de Schuman.
Considera-se que a atual União Europeia teve aqui o seu início.
O selo que descobrimos no nosso baú, emitido em 1960, não está associado ao Dia da Europa ou à União Europeia, mas assinala a Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT), criada em 26 de junho de 1959, através da assinatura de um acordo ("Arrangement") subscrito por representantes de 23 Administrações de Correios e Telecomunicações de 19 países europeus.
Atualmente a CEPT conta com 45 administrações europeias.
Sem comentários:
Enviar um comentário