segunda-feira, 4 de março de 2019

«LEITURA EM LINHA»: MUITO MAIS DO QUE A LEITURA!


A «Leitura em Linha» começa por ser uma atividade de leitura que tem como objetivo testar o domínio de uma obra trabalhada por uma turma na disciplina de Português. No entanto, a atividade tem-se vindo a revelar muito mais do que isso, na medida em que exige concentração, saber ouvir, saber diferenciar, saber selecionar e saber jogar. Mais do que saber jogar, é importante saber respeitar o «adversário», saber ganhar e saber perder.


As turmas do 6.º ano, já familiarizadas com a atividade, convivem melhor com os contratempos do jogo e, salvo raras exceções, aceitam as derrotas e as vitórias com naturalidade, justificando-as com o conhecimento que têm da obra (no caso, Pedro Alecrim, de António Mota), com o fator SORTE ou com o desempenho do «adversário». E há alunos que não conseguem ganhar, embora respondam acertadamente a todas as questões, pois o seu «adversário» também responde adequadamente a todas as questões e vai contrariando o jogo, anulando todas as possibilidade de colocar quatro peças em linha.


Nas turmas do 5.º ano, a atividade, desenvolvida a partir do livro A viúva e o papagaio, confirmou um bom domínio da obra, mas mostrou que ainda há um importante trabalho a desenvolver ao nível das atitudes: do saber ganhar, do saber perder e do saber conviver com as adversidades.

Sem comentários: