segunda-feira, 11 de junho de 2018

UMA FÁBULA PARA 41 ALUNOS

A Escola Básica Manuel do Nascimento deve parecer enorme para os meninos do 1.º ciclo, habituados a uma escola bem mais pequena, com menos alunos, menos professores e um conjunto reduzido de funcionárias que são quase família. É, por isso, muito importante que o contacto com a nova escola se faça de forma faseada para que o início do ano letivo seja o mais harmonioso possível. Nesse sentido, no passado dia 7 de junho, os meninos do 4.º ano das três escolas do concelho estiveram de visita à sua futura escola, conheceram os diferentes espaços e envolveram-se num conjunto diversificado de atividades.
Na biblioteca escolar esperava-os a fábula «A Cegonha e a Tartaruga» (in Três Fábulas, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada), que os meninos e as meninas ouviram com muita atenção. Seguiu-se um animado jogo de perguntas e respostas de escolha múltipla para testar a atenção/concentração dos meninos e a compreensão do texto ouvido. 
Respondendo em simultâneo às questões colocadas, com recurso a cartões com as letras A, B e C, os 41 alunos (salvo uma ou outra desatenção) estiveram brilhantes e acertaram quase todas as respostas.
Mas o que interessa é que, no final, todos perceberam a moral da história e as enormes vantagens que advêm da leitura.





Sem comentários: