quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

PRONTOS PARA JOGAR AO «LEITURA EM LINHA«?



Primeiro, há que ler e reler muito bem a obra trabalhada na sala de aula.  Depois, é necessária uma boa dose de concentração para ouvir com atenção todas as questões que a professora vai lendo e as três hipóteses de resposta, com o objetivo de escolher apenas a hipótese correta. 
Recebida uma peça colorida por cada resposta certa, há que ter o cuidado de a colocar estrategicamente no jogo «4 em linha», com o objetivo de alinhar quatro peças seguidas, na horizontal, na diagonal ou na vertical, controlando sempre o alinhamento que o «adversário« também vai construindo.

Percebidas as regras do jogo, a turma B do 5.º ano testou, pela primeira vez,  esta atividade e os alunos puseram à prova os seus conhecimentos sobre a obra A viúva e o papagaio de Virgínia Woolf. Excetuando uma ou outra desatenção, a maioria dos alunos evidenciou um bom conhecimento da obra e, no final, depois de trinta questões, houve prémios para oito vencedores.



Além da leitura, esta atividade também permite trabalhar o domínio das atitudes e dos valores:  saber estar, saber ouvir, saber ganhar, saber perder, saber respeitar o outro, mesmo quando é nosso adversário.

Sem comentários: