terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

ESCOLAS DIFERENTES, LEITURAS IGUALMENTE SURPREENDENTES

Nas últimas semanas, o 3.º ano esteve em maioria aos microfones da Rádio Foia, com alunos das duas escolas de Monchique (S. Pedro e S. Roque) a apresentarem excelentes obras de autores portugueses recomendadas no Plano Nacional de Leitura.
O Tubarão na Banheira voltou à Rádio Foia pelas vozes da Ana Maria Sampaio, da Carolina Cruz, do Dinis Páscoa e do Francisco Duarte (da Escola EB 1 n.º 1 - S. Pedro).
Com as intervenções bem estruturadas e o texto muito bem estudado, os quatro leitores souberam gerir, na perfeição, a participação de cada um deles e ofereceram-nos uma excelente leitura desta divertida história de David Machado, que está recheada de "palavras difíceis" e cujo significado os meninos fizeram questão de esclarecer.


Robertices, de Luísa Dacosta, chegou pela primeira vez à rádio local, graças à simpática e divertida participação do António Duarte, da Daniela Dimas e da Maria Gouveia (Escola EB 1 N.º 2 - S. Roque). 
Entusiasmados com esta experiência, os três meninos concentraram-se na leitura e, respeitando o ritmo, a entoação e a rima, deram voz às várias personagens de "O Freguês Caloteiro", conferindo à história uma graciosidade acrescida.
No final, explicaram-nos que "uma pessoa caloteira é alguém que não cumpre os seus deveres ou dívidas", e deixaram-nos um conselho: "Devemos honrar os nossos compromissos e respeitar o trabalho das outras pessoas".


1 comentário:

Eduardo Duarte disse...

Ouvir este programa na rádio, a mais de duas centenas de quilómetros de distância, enche-me sempre de orgulho. Mas quando chega a vez de ouvir a voz melodiosa e familiar de um sobrinho a fazer uma das coisas de que mais gostamos, esse orgulho ajusta-se a todas as medidas da mente, dos sentimentos e do feitio de um monchiquense feliz.