domingo, 31 de janeiro de 2016

PARES DA LEITURA 2016 - 1.ª FASE

Há já oito anos consecutivos que a  Biblioteca Escolar conta com a colaboração da comunidade educativa para dar corpo a um concurso de leitura, "Pares da Leitura", que tem vindo a merecer a atenção de outras bibliotecas que procuram  implementá-lo nos seus agrupamentos de escolas.

O "Pares da Leitura" é uma atividade que exige, antes de mais, um  rigoroso trabalho colaborativo  entre a BE e os docentes de Português. É também imprescindível o apoio de parceiros externos, e este concurso tem sido apadrinhado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, que garantem a aquisição das obras e dos prémios para a 2.ª fase, sendo habitual contarmos com a presença dos presidentes e de outros membros destas autarquias durante a realização das provas.
É também de salientar a habitual colaboração  de alguns docentes e funcionários do agrupamento que se disponibilizam regularmente para fazer equipa com alunos que não encontram par no seio das suas famílias, garantindo, assim, que todos os alunos interessados têm possibilidade de participar nesta iniciativa, que visa a promoção da leitura e o desenvolvimento das competências leitoras.
No corrente ano, as provas da 1.ª fase tiveram lugar no dia 22 de janeiro, contaram com a participação de 23 pares e centraram-se nas seguintes obras: Os Maias - adaptação para os mais novos por José Luís Peixoto (livro selecionado para os alunos) e "A Civilização" (conto de Eça de Queirós escolhido para os adultos).

Os alunos foram os primeiros a realizar a prova e mostraram-se muito concentrados e responsáveis na concretização  da sua tarefa.




Entretanto, lá fora, os adultos davam uma última olhadela ao texto, trocavam opiniões e conferiam pormenores.


E, quando chegou a sua vez, os adultos deram a volta ao nervosismo e entregaram-se  à "Civilização" de Eça por alguns minutos.




Corrigidas as provas e contabilizados os pontos de cada um dos elementos do par, chegou-se ao apuramento das seguintes duplas, que passam à 2.ª fase:
Leonardo da Silva / Fernanda Canelas da Silva;
Mariana Santos / Eduardo Duarte;
Patrícia Moreira / Anabela Martins;
Rodrigo Silva / Carlos Silva;
Catarina Ginjeira / Teresa Ginjeira;
Ana Constança Reis / Maria Manuel Andrez;
Pedro Carrilho / Zélia Carrilho;
Carolina Luís / Maria Luísa Salvador (substituída por Maria Fernanda Martins);
Angelina Jones / Maria da Conceição Santos;
Joana Filipa Rosa/Maria Fernanda Martins.
Suplentes:
1.º suplente - Lisa Águas / Cristina Jorge;
2.º suplente - Júlia de Jesus / Carmen Varela;
3.º suplente - Ana Valério / Maria de Fátima Medronho.

E foi perante um auditório repleto de participantes e acompanhantes que o Presidente da Câmara premiou os pares vencedores com as obras que deverão ser lidas para a 2.ª fase: Ali Babá e os quarenta ladrões, numa adaptação para a língua portuguesa por António Pescada, e O velho que lia romances de amor, de Luis Sepúlveda, para alunos e adultos, respetivamente.
As provas da 2.ª fase decorrerão no dia 18 de março, às 20h30.



1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns aos vencedores e à Biblioteca Escolar. Continuem.