quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

SERÁ QUE AS RAPARIGAS LEEM MAIS DO QUE OS RAPAZES?

Depois de, no mês de dezembro, a rubrica "Um Livro por Semana" ter sido integralmente preenchida por vozes femininas, a tendência manteve-se em janeiro.
Recomeçámos com a Maria Gervásio, da turma A do 7.º ano, que, na sua sétima intervenção na Rádio Foia, partilhou com os ouvintes a obra Despertar – Crónicas Vampíricas, de L. J. Smith, revelando o seu grande entusiasmo por este tipo de literatura que associa a fantasia ao romance.
 
 
A Ana Lúcia Santos, da turma A do 9.º ano, preencheu a edição do dia 14 de janeiro, apresentando uma das mais conhecidas obras de John Steinbeck, A Pérola, cujo enredo resumiu exemplarmente, complementando a sua intervenção com uma emotiva leitura de alguns dos episódios mais significativos.
 
 
A edição do dia 21 foi dinamizada pela Rafaela Duarte, da turma B do 9.º ano, com a leitura de algumas páginas do Diário de Anne Frank, escolhidas criteriosamente para nos dar a conhecer as condições de acomodação da jovem judia no anexo secreto do prédio da empresa de seu pai, em Amesterdão,  durante a Segunda Guerra Mundial.


Como é óbvio, o facto de a maioria das edições de “Um Livro por Semana” na Rádio Foia estar a cargo de raparigas não nos pode levar a concluir que os rapazes leem menos. No entanto, os dados estatísticos da Biblioteca Escolar provam que o envolvimento voluntário de rapazes em atividades de leitura vai diminuindo substantivamente à medida que vão progredindo nos anos de escolaridade.

Sem comentários: