quinta-feira, 19 de março de 2015

UM POEMA POR DIA: O BURRO QUE ESCREVEU AO REI

O BURRO QUE ESCREVEU AO REI
Fernando Pessoa encontra D. Sebastião num caixão
 sobre um burro ajaezado à andaluza
Júlio Pomar (1926-)

Estou muito arreliado
Já mandei uma carta ao Rei
Quero que se faça justiça
Quero que aplique a lei
Sinto-me muito ofendido
E com carradas de razão
Sou meigo, trabalhador
Dócil e bonacheirão
Tenho paciência sem fim
Ao homem presto serviços
E ninguém me considera!
Mas o que vem a ser isso?
Carrego cargas pesadas
Pelos caminhos além
E fui eu que transportei
O Jesus e Sua mãe
Se alguém errou… é um burro
É burro! Não acertou
Não percebeu? É um burro!
Porém, o caso mudou
“ O burro é um animal
Muito, muito inteligente”
Dizia a carta do Rei
E eu fiquei todo contente!

                                    Isabel Lamas
                                    Poema recomendado por: João Melo – 6.º A

 

Sem comentários: