quarta-feira, 17 de outubro de 2012

16 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Comemorou-se ontem, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação.
Visando chamar a atenção da comunidade educativa para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, o Agrupamento de Escolas de Monchique desenvolveu um conjunto de atividades que incluíram a oferta de frutos variados na forma de espetadas e sala de fruta, numa iniciativa do PES (Projeto de Educação para a Saúde).
Aderindo às comemorações, a Biblioteca Escolar propôs aos alunos dos três ciclos de escolaridade de todas as escolas do concelho uma pesquisa de textos da literatura oral (provérbios, adivinhas, lengalengas, trava-línguas...) e lançou um concurso, cujo sorteio será realizado no dia 18 de outubro às 10h no Polivalente da Escola EB 2,3.
Além de livros, canetas e t-shirts alusivas à leitura, os alunos poderão ainda ganhar vales para lanches em pastelarias e cafés das freguesias de Monchique e Marmelete, os quais foram gentilmente oferecidos pelas Juntas de Freguesia destas localidades.

Os alunos do curso EFA de nível secundário (Técnico de Turismo Ambiental e Rural em Monchique) inspiraram-se nestas iniciativas e produziram um texto coletivo que é, antes de mais, um excecional convite para uma visita a Monchique:

Se vieres a Monchique
Come presunto com pão
Não abuses do medronho
Faz-te mal ao coração.

P’ra boa alimentação
A serra tens de subir
Come arroz com bom feijão
Bebe melosa a seguir.

No Barranco dos Pisões
Petiscos podes fazer
Traz a couve e os feijões
E um bom dia vais ter.

P’ra apreciares a paisagem
À Fóia terás de ir
Aproveita a viagem
Noutro dia a repetir.

E quando a serra desceres
Nas Caldas tens de passar
Vai à Fonte dos Amores
Que saúde te vai dar.

Sem comentários: