sexta-feira, 3 de novembro de 2023

MISSÃO «3, 2, 1... LANÇAR SONDA NA BIBLIOTECA» FALHA OBJETIVO!

O Projeto «Newton gostava de ler!» voltou à biblioteca escolar com a atividade «3, 2, 1... Lançar sonda na biblioteca».

Depois de uma poética viagem pelo espaço, nos poemas «Vaivém» de Jorge Sousa Braga e «Sistema Solar», de José Jorge Letria, os alunos das duas turmas do 5.º ano assumiram o papel de engenheiros aeroespaciais e lançaram mãos à construção, em grupo, de um sistema de aterragem capaz de proteger uma frágil sonda espacial ao embater no solo.

Para isso (imagine-se!), cada equipa de "engenheiros" dispunha de um poderoso orçamento de 50 milhões de euros, que lhe permitia adquirir os materiais mais modernos e sofisticados (bolas de algodão, paus de espetada, sacos de lixo, pedaços de esferovite...).

No total, gastaram-se muitos milhões de euros, mas nenhum dos projetos se revelou totalmente eficaz. Todas as sondas (frágeis ovos crus) sofreram danos ao embater no solo. Algumas desintegraram-se completamente. Outras, porém, ainda puderam ser reaproveitadas para efeitos menos científicos.

De facto, esta área da engenharia é muito delicada e há que ter todo o cuidado na planificação e consecução dos projetos. É fundamental saber trabalhar em grupo, ouvir as opiniões de todos e optar pelas melhores estratégias.






Sem comentários: