segunda-feira, 20 de novembro de 2023

ESCRIT@TOP.COM - TEXTO DE OPINIÃO - IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS COLETIVOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA III

 O Concurso Nacional de Leitura 

Um projeto coletivo desenvolvido na escola é o Concurso Nacional de Leitura. Os alunos que se inscrevem devem estudar uma obra e depois resolver uma ficha, podendo ou não ser classificados para a próxima fase. 
Na minha opinião, este projeto é muito importante, porque, desta forma, os estudantes ficam motivados e esforçam-se para estudar muito bem a obra, ficando assim com mais vocabulário e conhecimento de um livro novo. Em todos os anos em que se realiza esta atividade, inúmeros alunos do país participam, lendo, por exemplo, História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar de Luis Sepúlveda.
Neste concurso também é importante a parte oral, tão valorizada como a leitura a partir da fase regional, que pode ser, por exemplo, uma apresentação de um livro.
A meu ver, é igualmente importante não só o conhecimento da obra, como também a explicação e a maneira de nos expressarmos.
Em suma, para mim, o Concurso Nacional de Leitura é muito importante, porque motiva os alunos a ler, a estudar uma obra e a melhorar a leitura e a expressão oral.

 Sofia Duarte, 8.º A
NOTA: Texto produzido em sala de aula (avaliação sumativa).

 

Sem comentários: