quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

EU, LEITOR(A), SUGIRO «O SEGREDO DO RIO»

 

Não sou um grande leitor! Mas confesso que fico entusiasmado com alguns livros cuja história me interessa.
Quando leio um livro, gosto de imaginar o que está a ser contado, como se eu fizesse parte da história. Já li livros muito interessantes, livros divertidos, como os livros da coleção «O Diário de um Banana» ou «Max Crumblly», e também livros com mensagens muito interessantes, como O Homem que Plantava Árvores.
De todos os livros que li, do que mais gostei foi O Segredo do Rio de Miguel de Sousa Tavares. Este livro retrata a história de um menino e da amizade que ele desenvolveu com um peixe, uma carpa, que vivia num rio junto de sua casa. Nem os seus pais sabiam desta relação entre o peixe e o menino, de tal forma que os pais do menino estavam a precisar de comida e queriam comer a carpa. O menino demoveu-os dessa ideia, contou este episódio ao peixe e este encontrou na foz do rio um barco submerso com muitos alimentos. O peixe salvou a família do menino, o menino salvou o peixe e colocou uma placa junto ao rio, com a frase “Este rio tem um segredo e este segredo é só meu”.
Afinal a leitura traz-me boas  memórias...

Guilherme Nobre, 7.º A, n.º 8. 


Sem comentários: