segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

HÁ SEMPRE VOLUNTÁRIOS PARA MAIS «UM LIVRO POR SEMANA»!

A rubrica de leitura «Um Livro por Semana», que todas as quintas-feiras vai para o ar na Rádio Foia, faz-se ininterruptamente, porque há sempre alunos que se voluntariam para participar ou que aceitam o convite que lhes é dirigido.

A Matilde Duarte, da turma A do 8.º ano, começou bem cedo nestas lides da Rádio Foia, quando ainda estava no 1.º ciclo. Tomou-lhe o gosto e, agora, está sempre disponível para partilhar livros e leituras aos microfones da nossa rádio local. Desta vez, escolheu A Pérola, de John Steinbeck, para apresentar aos ouvintes, avisando, no entanto, que este livro poderá não ser aconselhável a leitores mais suscetíveis. O excerto que selecionou para ler em direto comprovou o alerta da aluna e foi estrategicamente escolhido com o objetivo de revelar a atitude do médico da cidade, que se recusou a tratar o bebé, o Coyotito, picado por um escorpião, porque a família não tinha dinheiro para lhe pagar.


Já a Daniela Dimas, da turma B do 6.º ano, recebeu o convite, depois de uma excelente apresentação na atividade «À Roda dos Livros», com alguma apreensão. Para se sentir mais confiante e apoiada, ela própria desafiou as colegas de turma, a Clara Jorge e a Anastácia Azarova, para a acompanharem numa leitura dialogada da obra Os Piratas, de Manuel António Pina. Digamos que foi uma equipa perfeita. A Daniela iniciou a sessão com uma sinopse da obra. Depois, as três meninas fizeram uma expressiva e cativante leitura dialogada a três vozes, deixando transparecer todo o cuidado e empenho que colocaram na preparação do texto.


Sem comentários: