segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

LER+ COM HISTÓRIA E EXPRESSÃO

Ler+ com História e Expressão é uma atividade que a biblioteca escolar está a desenvolver em parceria com os docentes de Educação Visual, História e Português do 9.º ano, tendo em vista a promoção de hábitos de leitura junto de alunos que ainda são resistentes ao ato de ler por prazer.
O envolvimento de docentes de diferentes disciplinas, com formas distintas de encarar o livro e a leitura, poderá funcionar como um estímulo acrescido à vontade de ler.
A experiência está já em curso com a obra O Caderno do Avô Heinrich, de Conceição Dinis Tomé, e, numa primeira fase, a leitura fez-se nas aulas de Educação Visual, muitas vezes ouvindo ler (o professor ou um colega), enquanto se desenhava... assim... como quem ouve música. Seguindo a rotina do docente, construíram-se «organizadores de leitura»: selecionaram-se frases e expressões, assinalaram-se páginas, registaram-se passagens, identificaram-se essências. Da leitura passou-se à ilustração e os separadores dos dossiês dos alunos começaram a contar parte da história que se leu.
Em janeiro, será a vez de a professora de Português agarrar na leitura e lá para fevereiro a obra será abordada na disciplina de História, aquando do estudo da Segunda Guerra Mundial. 
Para já, o livro parece «ter mexido» com os alunos. Alguns deles escolheram-no para a sua apresentação na atividade «À Roda dos Livros» e o curioso é que o nível geral das apresentações melhorou significativamente nas turmas do 9.º ano. Será um mero acaso? 


Sem comentários: