segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

«ESTÓRIAS DA HISTÓRIA» NA RÁDIO FOIA

Ler um livro de forma recreativa e autónoma pode ser uma excelente estratégia para aprofundar ou consolidar conhecimentos adquiridos na disciplina de História e Geografia de Portugal ou noutra disciplina qualquer.

Partindo desta ideia, a Biblioteca Escolar e a professora de HGP do 2.º ciclo estão a implementar uma atividade denominada «Estórias da História». Tudo começa com a leitura autónoma/recreativa de um pequeno livro sobre um determinado conteúdo/tema trabalhado nas aulas. Concluída a leitura, os alunos realizam, na biblioteca, uma pequena ficha com atividades essencialmente lúdicas: sopa de letras, exercícios verdadeiro falso, frase lacunar...

Entusiasmadas com a leitura do primeiro livro desta atividade, Séc. XVIII Lisboa em ruínas, que, tal como o título indica, é sobre o terramoto de 1755, quatro alunas do 6.º ano (a Clara Jorge, a Clara Furtado, a Elisa Mendes e a Maria Gouveia), voluntariaram-se imediatamente para participarem na rubrica semanal de leitura na Rádio Foia «Um Livro por Semana».

Com uma leitura dialogada fluente e muito bem preparada, as quatro meninas partilharam esta obra com os ouvintes da estação local e deixaram no ar uma agradável lição de História.


Sem comentários: