quinta-feira, 31 de outubro de 2019

HALLOWEEN: QUE SAPATO LHE CONVÉM?

O Halloween foi assinalado no Agrupamento de Escolas de Monchique com um original concurso de sapatos HORRIPILANTES, promovido pelo grupo disciplinar de Inglês.
 




Inspirada pelo tema, a Carolina Morais, da turma B do 8.º ano, construiu o interessante poema que se segue.

HALLOWEEN

Partidas medonhas
Comidas a gritar
Máscaras feitas por mim
Histórias de arrepiar

Queridos amigos...
O Halloween está a chegar
Por isso preparem-se
Para eu vos assombrar

Pessoas berrantes
Com o cabelo no ar
Por causa dos disfarces
Que estou a preparar

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

MARCADORES ASSINALAM «DIA NACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR»


No passado dia 28, e no âmbito das comemorações do DIA NACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR, a BE apresentou aos seus utilizadores um magnífico e original conjunto de marcadores de livros produzidos por alunos do 6.º ano.
Graças à colaboração da Biblioteca Municipal de Monchique, foi possível reproduzir muitos destes marcadores e oferecê-los a alunos, professores e demais utilizadores da BE.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

BEING ECO-FRIENDLY

O tema está na ordem do dia e os nossos alunos têm sempre uma palavra a dizer sobre este assunto, que é do interesse de todos nós e do planeta inteiro. Muitos deles fazem-no de uma forma muito adulta e responsável, normalmente na sua língua materna. No entanto, o tema também é abordado com alguma frequência nas línguas estrangeiras e os alunos põem as suas competências linguísticas e comunicativas à prova, construindo interessantes textos, que nos dão lições de civismo e de cidadania, como o que a seguir se transcreve.

Being eco-friendly is really important for our planet. Some easy ways to be eco-friendly are: not buying plactic products, taking shorter showers, eating less meat, catching public transport, walking or riding a bike more often, always recycling and never throwing trash on the ground or in the ocean. In my opinion, every time someone goes to the beach and sees rubbish on the ground or water, he/she should pick it up and put it in the bin.
Buying synthetic clothes is also not eco-friendly, because when you wash these, basically made of plastic, the plastic particles end up in the ocean and then the fish that we eat end up eating those particles.
Something to keep in mind, water won’t last forever, and if we don’t save it, we could run out of it! It’s not that hard to do these things and they do make a difference! So if you’re having an iced tea or anything else to drink, ask for a cup, not a straw, or buy a metal straw! And if you buy a plastic bottle, reuse it, or recycle it, or buy a metal or glass one. It’s worth it!

Beatriz Vaze, 8.º B, n.º 2

domingo, 27 de outubro de 2019

MONCHIQUE ASSINALA O DIA NACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR COM ENCONTROS COM A ESCRITORA ANALITA SANTOS

O Agrupamento de Escolas de Monchique assinala amanhã, dia 28 de outubro, o Dia Nacional da Biblioteca Escolar com encontros com a escritora Analita Santos, que se prolongarão até ao dia 30 de outubro.
A esta iniciativa associam-se outras atividades habituais nas nossas escolas e que, a partir de amanhã, estarão em evidência em diferentes escolas: «Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?», «Leitura em Linha», «Papel Solidário», «Levo um livro na sacola para ler fora da Escola».
Está também a ser preparada uma exposição sobre Banda Desenha que promete ser elucidativa quanto à técnica Manga e Anime.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

INTERNET? VAI OU NÃO ACABAR?


O psicólogo Alfredo Leite esteve ontem na Escola Básica Manuel do Nascimento, Monchique, onde interagiu com todas as turmas do 5.º ao 9.º ano, levando os alunos a refletir sobre a sua "ligação" à Internet e sobre os perigos a que podem estar sujeitos.
A personagem Kevin MacCallister de Sozinho em Casa serviu de ponto de partida para que os alunos percebessem que, agora, no século XXI, muitos deles estão "sozinhos em casa", completamente "abandonados", apesar de os pais estarem mesmo ali ao lado.
Recorrendo a exemplos reais, ou à história O Lobo e os Sete Cabritinhos, e com uma linguagem direta e incisiva, este psicólogo captou a atenção dos diferentes grupos (de uma forma impressionante!), pô-los a refletir e deixou-os pensativos, mesmos os mais céticos.



segunda-feira, 21 de outubro de 2019

«LEITURA EM LINHA» DESCEU A SERRA

    No passado dia dezassete, a atividade "Leitura em Linha" da nossa biblioteca escolar foi enriquecer uma turma de quarto ano da EB1 de Alvor.
  Por iniciativa da professora de português do segundo ciclo do nosso agrupamento, que é encarregada de educação de um aluno do 4.° A, esta turma beneficiou de um momento de diversão aliado ao domínio da educação literária, trabalhando a compreensão do conto "O Príncipe Feliz" de Oscar Wilde, bem como a atenção e concentração dos alunos durante a leitura da obra. 
    Foram 60 minutos de aprendizagem, animação e entusiasmo, e foi com surpresa que tomaram consciência de como ia decorrer o jogo, pois nunca tinham imaginado que era possível fazê-lo daquela forma. 
    No final, foi feita uma reflexão por parte dos alunos, que partilharam a opinião deles em relação a esta atividade, referindo-se à mesma como uma forma muito divertida de trabalhar a disciplina de português. Foram, também, feitos agradecimentos à professora bibliotecária da nossa escola que lhes proporcionou estes momentos mágicos ao emprestar gentilmente os jogos e os cartões para realizar a atividade. 


Autora do texto: Professora Filipa Batista

sábado, 12 de outubro de 2019

ANTÓNIO MANUEL VENDA LANÇA SEGUNDO LIVRO DA SÉRIE «PEQUENO TUKIE»


O escritor monchiquense António Manuel Venda apresentou hoje, na Galeria Santo António, em Monchique, o seu segundo livro da série «Pequeno Tukie», intitulado Uma serpente de luzes na planície. 
Nove anos depois da edição de O sorriso enigmático do javali, o pequeno Tukie volta ao convívio com os leitores de António Manuel Venda, esperando-se, novamente, um conjunto de histórias «feitas de espanto» e, como afirmava então Inês Fonseca Santos, «uma narrativa para partilhar e ler devagarinho».

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

«MIÚDOS A VOTOS: QUAIS OS LIVROS MAIS FIXES?» ESTÁ DE REGRESSO

Depois de os adultos terem votado para a Assembleia da República, os alunos do país inteiro vão ser chamados às urnas para elegerem os livros de que mais gostam.
Esta é uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, que já vai na 4.ª edição e que cruza leitura com cidadania.


As escolas do Agrupamento de Escolas de Monchique já estão recenseadas e os alunos já podem começar a apresentar as candidaturas dos seus livros preferidos.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

«LEITURA EM LINHA» ESTÁ DE VOLTA COM «A VIÚVA E O PAPAGAIO»

A leitura «anda na linha» nas turmas do 5.º ano. Isso foi muito fácil de comprovar, no passado dia 8 de outubro, quando os alunos das duas turmas se deslocaram à Biblioteca Escolar para jogar o «4 em linha». Em primeiro lugar, os alunos tiveram de conquistar cada uma das peças que foram colocando no jogo, respondendo acertadamente, e de forma alternada, a questões de escolha múltipla sobre a obra A viúva e o papagaio, de Virginia Woolf, cuja leitura fora trabalhada nas aulas de Português. Depois, foi imprescindível alguma concentração e perspicácia para que cada peça conquistada fosse colocada no local mais conveniente, com o objetivo de alinhar quatro peças na horizontal, na vertical ou na diagonal. 
Não foi fácil atingir o objetivo, pois muitos dos alunos responderam acertadamente à maioria das questões, e as jogadas iam sendo alternadamente anuladas. Houve alguns vencedores, no entanto, todos os alunos saíram a ganhar: testaram os seus conhecimentos sobre a obra, a sua capacidade de concentração, o seu desempenho relativamente ao respeito pelos outros e a sua capacidade de gerir contratempos e adversidades. Esperamos que tenham compreendido que vencer nem sempre é o mais importante. O que importa mesmo é descobrir o prazer da leitura e perceber que o jogo pode ser uma forma de aprender e de crescer.