terça-feira, 11 de dezembro de 2018

ALUNOS TREINAM CÁLCULO MENTAL COM UM BARALHO DE CARTAS

A componente lúdica na aprendizagem da Matemática pode ser uma excelente estratégia para incentivar o interesse pela disciplina e melhorar o desempenho dos alunos. Neste pressuposto, a professora Emília Gonçalves convidou os seus alunos do 5.º ano a participarem num jogo de cartas, na Biblioteca Escolar, recorrendo a um baralho especial constituído por 54 cartas, 540 expressões numéricas e 5 graus de complexidade. SuperTmatik é o nome deste jogo, destinado ao treino do cálculo mental, que estimula a memorização, a criatividade e o raciocínio.



Subdivididos em pequenos grupos e sob a orientação de um aluno árbitro, os discentes puseram à prova a sua destreza de cálculo mental e puderam avaliar o seu domínio da tabuada e das regras das prioridades para resolução de expressões numéricas, tendo como objetivo a conquista de cartas/letras que permitem construir a expressão SUPER T.



No final, percebeu-se que a Matemática pode ser divertida e o SuperTmatik passou a ser um dos jogos mais concorridos na biblioteca.

Sem comentários: