domingo, 21 de janeiro de 2018

TRINTA E CINCO PARES NA 10.ª EDIÇÃO DO «PARES DA LEITURA»

A 10.ª edição do concurso «Pares da Leitura» não foi a mais concorrida da história deste concurso, que começou no ano letivo 2008/2009 e que já chegou aos trinta e sete pares, no ano letivo 2011/2012, mas esteve lá perto, com trinta e cinco pares em competição, que encheram completamente o auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento. 
Para sermos mais precisos, foram trinta e cinco pares e meio, pois uma aluna do 9.º ano, que se tinha disponibilizado para fazer par com uma colega do 5.º ano, viu-se sem equipa na hora da prova, por desistência da sua parceira, acabando por participar isoladamente. Esta foi uma decisão da organização do concurso, depois de ter percebido a deceção da aluna, que acabou por ter, nesta prova, uma hipótese de fazer o seu apuramento para o Concurso Nacional de Leitura.


Recordamos que a concurso estavam as obras AMOR DE PERDIÇÃO - Adaptado para os mais novos por Pedro Teixeira Neves (alunos) e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, de Luís Sepúlveda (adultos).





Alunos durante a realização da prova.




Adultos durante a realização da prova

Corrigidas as provas, contabilizadas as pontuações dos dois elementos de cada par e considerado o tempo de realização da prova, nos casos de empate, apuraram-se os dez pares finalistas, pela seguinte ordem:
 1.º lugar - Beatriz Reis (6.º B) / Teresa Campos - 76 pontos
 2.º lugar - Catarina Correia (6.º A) / Rui Correia - 75 pontos
 3.º lugar - Inês Silva Inácio (6.º A) / Isabel Silva - 73 pontos
 4.º lugar - Inês Isabel Inácio (6.º A) / Sílvia Duarte - 73 pontos
 5.º lugar - Rita Gonçalves (6.º B) / Francisca Alves - 71 pontos
 6.º lugar - Miguel Ramos (6.º A) / Teresa Sequeira - 71 pontos
 7.º lugar - Matilde Duarte (6.º A) / Paula Calapez - 70 pontos
 8.º lugar - Gil Matos (5.º A) / Carla Alfarrobinha - 68 pontos
 9.º lugar - Carolina Morais (6.º B) / Ana Filipa Gonçalves - 68 pontos
10.º lugar - Guilherme Carvalho (6.º B) / Tiago Carvalho - 66 pontos
SUPLENTES:
1.º Suplente - Filipa Marques (6.º B) / Maria Elisabete Reis - 66 pontos
2.º suplente - Santiago Beirão (5.º B) / Ana Margarida Francisco - 65 pontos

Este pares passaram à 2.ª fase - a final, agendada para o dia 23 de março, às 20h30. As obras indicadas para essa fase, Avozinha Gângster, de David Walliams (alunos), e O Mandarim, de Eça de Queirós (adultos), foram oferecidas a todos os finalistas pela Junta de Freguesia de Monchique, entidade que patrocina o concurso.

Sem comentários: