sábado, 13 de janeiro de 2018

ENIGMATEMÁTICO: LEITURA + MATEMÁTICA = APRENDIZAGEM DIVERTIDA

O projeto «Newton gostava de ler!» continua em alta na Biblioteca Escolar. 

Desta vez, o módulo ENIGMATEMÁTICO, trabalhado em parceria com as professoras de Matemática do 2.º ciclo (Prof. Alice Fonte e Prof. Sónia Panasco) e do 7.º ano (Prof. Eduarda André) conduziu-nos à resolução de uma equação extraordinária:
leitura + raciocínio + trabalho de equipa = aprendizagem

A história «Passei com mais dois" (in Cinco Histórias ao Telefone - Retiradas de «Contos por Telefono» de Gianni Rodari), lida pela professora bibliotecária num jogo de interação com os alunos, foi o ponto de partida para um conjunto de atividades práticas que puseram à prova a capacidade de concentração e de raciocínio dos nossos alunos das cinco turmas do 2.º ciclo.
«Família de tartarugas», «Caracol», «As casas da minha rua» e «Reféns» foram as atividades selecionadas pelas professoras para este nível de escolaridade.






Para o 7.º ano, optou-se por uma interessante obra de Manuel António Pina - Pequeno Livro de Desmatemática, e os alunos assumiram a responsabilidade da leitura dos textos, cuja preparação foi feita previamente.
A turma A fez uma leitura partilhada dos textos «A triste história do zero poeta» e «O zero». Na turma B, a leitura centrou-se nos textos «A história infinita do π» e «O π».


«A Joaninha e o comboio», «O assalto» e «A medição da água» foram as atividades desenvolvidas nestas duas turmas.




Face ao entusiasmo evidenciado pelos alunos no conjunto das atividades, a professora bibliotecária convidou duas alunas da turma B do 7.º ano a participarem na rubrica semanal de leitura na Rádio Foia , «Um Livro por Semana», que foi para o ar no passado dia onze.
A Lisa Águas e a Mariana Santos assumiram esta tarefa com um enorme sentido de responsabilidade. Deram a conhecer a obra de Manuel António Pina, fizeram uma excelente leitura dos poemas «A triste história do zero poeta» e «A história infinita do π» e falaram do projeto «Newton gostava de ler!». As duas alunas explicaram como se desenvolve este projeto, desvendaram a solução de um dos enigmas e deixaram no ar outro enigma, propondo aos ouvintes da estação local que o tentassem resolver.





Sem comentários: