quarta-feira, 15 de junho de 2016

O BEIJO DA PALAVRINHA

O Beijo da Palavrinha, do escritor moçambicano Mia Couto, ilustrado por Danuta Wojciechowska, é uma das obras que mais vezes têm chegado aos microfones da Rádio Foia.

Que razão estará na base da seleção desta obra por tantos dos nossos alunos?

Serão as magníficas ilustrações com as cores quentes de África que cativam os nossos alunos? Será o poder mágico da palavra que os deslumbra? Será a forma subtil como a morte é abordada? Ou será, simplesmente, pelo facto de ser uma das obras recomendadas nas Metas Curriculares de Português para o 4.º ano?

Razões à parte, é indiscutível que é um livro fantástico e, quando nos chega pela meiguice das vozes dos nossos alunos mais pequeninos, a história de Maria Poeirinha enternece-nos duplamente e envolve-nos numa suave melancolia.

Com as suas leituras pausadas e emotivas, a Catarina Correia e a Matilde Duarte, do 4.º ano da Escola EB 1 n.º 1, deram ao texto de Mia Couto uma comovente nostalgia e ensinaram-nos a descobrir o poder mágico das palavras.

E desengane-se quem pensar que este é um livro só para crianças, pois, segundo o próprio Mia Couto, “Não se escreve para crianças. Teremos apenas idade para viver em história. Encantados, como os personagens deste livrinho. Deste modo, estaremos aptos a sermos beijados pelas palavras”. 



2 comentários:

Unknown disse...

O meu orgulho. obrigada pela iniciativa e por esta oportunidade que oferecem às crianças de Monchique

Biblioteclando disse...

A Biblioteca Escolar é que agradece aos meninos e meninas que se disponibilizam para "enfrentar", em direto, os microfones da Rádio Foia e aos pais que os incentivam.