terça-feira, 26 de maio de 2015

PEDRO SEROMENHO VOLTA A MONCHIQUE

Quatro anos depois de ter visitado as nossas escolas pela primeira vez, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho voltou a Monchique para encontros com alunos de todos os ciclos de escolaridade.

 
Contador de histórias excecional, Pedro Seromenho cativa a assistência pela fluência da palavra, pela criatividade das narrativas e pela fabulosa capacidade de ilustrar. Os alunos, pequenos e menos pequenos, deixam-se levar pelas teias da imaginação, entram nas histórias e, a pedido do autor, dão som aos trinta segundos que demora uma ilustração.

Economista de profissão, Pedro Seromenho, que em pequenino dizia à mãe que queria ser “pinteiro”, tal era a sua apetência pela pintura e pelo desenho, abandonou os números aos 30 anos para se dedicar a tempo inteiro à escrita e à ilustração. Com doze obras publicadas, o escritor visita escolas de norte a sul do país, levando a magia do seu trabalho a leitores de todas as idades.
 
 
 
A obra Porque é que os animais não conduzem, publicada em 2011, continua a merecer uma atenção especial da parte do autor, despertando saudáveis gargalhadas na audiência.
As gravatas do meu pai, a sua obra mais recente, narra a história de um menino sonhador que tinha muita pressa de crescer e que pensava poder tornar-se um senhor importante se usasse uma das gravatas do pai. Publicada em outubro de 2014, esta obra destaca-se pela excelência das ilustrações, que, segundo o autor, exigiram longos meses de trabalho.

Cada livro autografado por Pedro Seromenho transforma-se num exemplar único, numa pequena obra de arte personalizada, cuja assinatura é complementada por uma inconfundível ilustração.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom trabalho do escritor Pedro Seromenho