sábado, 23 de maio de 2015

É TÃO BOM OUVIR LER BEM!

Uma estreia na Rádio Foia, na nossa rubrica semanal de leitura, pode ser uma “guerra de nervos” para alguns dos nossos alunos mais novinhos. Muitas vezes, conseguimos sentir a insegurança e o receio com que transpõem as portas que dão acesso ao estúdio. Lá dentro, o espaço é exíguo e os microfones parecem enormes. Às primeiras perguntas da jornalista, as respostas saem tímidas, sumidas. Adivinha-se um desejo imenso de acabar rapidamente com a conversa e de passar imediatamente à leitura. Depois, percebe-se porquê.
Revelado o título do livro e identificado o autor, os nossos meninos dão voz à leitura. Assumem, então, o controlo da situação. As palavras sobem de tom, o discurso cria vida, espontaneidade, expressividade. No estúdio, os adultos entreolham-se, estupefactos com a segurança e a fluência da leitura de uma criança de sete ou oito anos.
As histórias vão-se compondo, o entusiasmo pela leitura vai crescendo e os nossos alunos mais pequeninos revelam-se exímios leitores.
E foi exatamente isto que aconteceu com a Mariele Venda, o Gil Matos, a Leonor Valério e o Lourenço Rio, que frequentam o 2.º ano na Escola EB1 nº 1 e que preencheram as duas últimas edições de “Um Livro por Semana”.
 

A Mariele Venda e o Gil Matos apresentaram-nos uma excecional obra de David Machado, O Tubarão na Banheira (que põe à prova a capacidade criativa do autor), e deram-nos a conhecer um tubarão diferente, que viaja no porta-bagagens de um táxi, vive numa banheira, come bifes de peru e de frango e vai à escola para aprender a fazer amigos.


 
 





A Leonor Valério e o Lourenço Rio optaram por O Rapaz que Tinha Medo, de Mathilde Stein e Mies Van Hout, e levaram-nos até à Floresta Selvagem e Feroz, onde o rapaz medroso encontrou a solução para ultrapassar todos os seus receios.
 
 
Cumprida a tarefa da leitura, os sorrisos revelam-nos a sensação de dever bem cumprido e a conversa com a jornalista torna-se mais animada e descontraída. Os meninos prometem voltar e nós aceitamos imediatamente. É tão bom ouvir ler bem!
 
 

Sem comentários: