domingo, 30 de novembro de 2014

SABES QUEM FOI GIL VICENTE?

Gil Vicente é considerado o fundador do teatro Português, um dos maiores dramaturgos portugueses e um grande escritor.

Pensa-se que Gil Vicente nasceu em 1465, provavelmente em Guimarães ou Lisboa ou então nas Beiras, não havendo documentos que o confirmem. Mas também não se sabe ao certo a data da sua morte, sendo, hipoteticamente, referida por volta de 1537.

Sabe-se, contudo, que foi casado duas vezes e que teve vários filhos, dois dos quais, Paula Vicente e Luís Vicente, procederam à compilação e publicação póstuma, em 1562, das obras do pai com o título “Compilaçam de tôdalas obras de Gil Vicente”.
 
Também se sabe que Gil Vicente frequentou as cortes de D. João II, de D. Manuel I e de D. João III, gozando de grande prestígio junto dos reis, o que lhe permitiu satirizar os vícios do seu tempo «os podres da sociedade», como se vê através das suas obras.

A sua primeira peça foi o Auto da Visitação (ou Monólogo do Vaqueiro), representada em 1502 na câmara da Rainha D. Maria para comemorar o nascimento do príncipe herdeiro D. João, futuro D. João III.
 
Esta obra, Monólogo do Vaqueiro, é também considerada a primeira peça de teatro português e trata, como o próprio nome indica, de um curto monólogo de um vaqueiro que vem saudar o príncipe recém-nascido.

Entre 1502 e 1536, Gil Vicente fez representar cerca de 50 peças da sua autoria, sempre ao serviço da família real, de cuja proteção sempre gozou. Neste vasto conjunto de obras, destaca-se o Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia, recomendadas, presentemente, para leitura no 9.º ano.
 
 
(Texto produzido pela aluna Alexandra Paixão, da turma A do 9.º ano)

Sem comentários: