segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ESCOLA EB 2,3 JÁ É OFICIALMENTE DESIGNADA POR “ESCOLA BÁSICA MANUEL DO NASCIMENTO, MONCHIQUE”

Há já algum tempo que a Escola EB 2,3 de Monchique aparecia referida na documentação do Ministério da Educação e Ciência como “Escola Básica Manuel do Nascimento, Monchique”.
Esta constatação levou o Conselho Pedagógico a recomendar, no passado mês de julho, o uso desta designação em todos os documentos que identificam este estabelecimento de ensino do Agrupamento de Escolas de Monchique.
Recordamos que Manuel do Nascimento foi um escritor, jornalista e editor monchiquense, nascido a 27 de dezembro de 1912, e que viria a falecer em Lisboa, a 30 de dezembro de 1966.
Considerado pela crítica como um dos pioneiros do neorrealismo português, Manuel do Nascimento fez a sua estreia literária em 1943, com a publicação do romance Eu queria viver. Seguiram-se-lhe Mineiros (obra data de 1938, mas que só seria publicada em 1944), O aço mudou de têmpera (1946), Roteiro da província do Algarve (1951), Agonia (1954), O último espectáculo (1955), Histórias de mineiros (1960) e Encontros (1961). Participou em antologias variadas, colaborou com diversas publicações da imprensa escrita, viu algumas das suas obras traduzidas e dedicou-se à atividade editorial.
Na coleção «Mosaico», de que foi editor e diretor literário, Manuel do Nascimento publicou cerca de 90 títulos de escritores nacionais e estrangeiros, colocando a literatura ao acesso de todas as bolsas.
 A Biblioteca Escolar da agora denominada “Escola Básica Manuel do Nascimento, Monchique” orgulha-se de contar com mais de 60 exemplares da coleção «Mosaico», que coloca à disposição dos seus utilizadores. O fundo documental desta BE conta também com vários exemplares da segunda edição das obras O último espectáculo e O aço mudou de têmpera, que poderão ser requisitados para leitura domiciliária.

Sem comentários: