domingo, 26 de outubro de 2014

"A VIÚVA E O PAPAGAIO" PROPORCIONA DIFERENTES ATIVIDADES DE LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR

Recomendada nas Metas Curriculares, a obra A viúva e o papagaio, de Virgínia Woolf, foi o primeiro livro a ser trabalho nas aulas de Português pelos alunos do 5.º ano.
Concluído o estudo da obra, as duas turmas deste ano de escolaridade envolveram-se, na Biblioteca Escolar, em diferentes atividades de leitura que visavam, simultaneamente, aferir a compreensão do texto e promover o desenvolvimento da capacidade de atenção/concentração, do domínio da língua portuguesa e de valores e atitudes indispensáveis à formação da cidadania.
A turma do 5.º A participou na atividade “À Roda dos Livros” e cada aluno teve de recontar uma parte da história, a partir de uma determinada palavra, sabendo que a sua intervenção era cuidadosamente apreciada pelos colegas, que procediam, em seguida, à heteroavaliação.
 
Para o 5.º B foi selecionada a atividade “Leitura em Linha” e, num jogo muito disputado e estratégico, dois alunos “defrontaram-se” no “4 em linha”, recebendo uma peça por cada resposta certa. Os restantes alunos ouviam atentamente cada uma das questões e, antes de os “jogadores” responderem, registavam, numa ficha de trabalho, a resposta que consideravam adequada.
 
No final de cada atividade, o conhecimento da obra era, seguramente, mais aprofundado e os alunos tinham identificado, de uma forma lúdica, mas responsável, os seus pontos fortes e as suas fragilidades na concretização das tarefas que lhe foram propostas.

Sem comentários: