segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MISTÉRIOS DESVENDADOS NA RÁDIO FOIA

As duas últimas edições da rubrica "Um Livro por Semana" foram preenchidas por duas alunas do 4.º ano da Escola EB1 nº1, que assumiram a tarefa de partilhar leituras com os ouvintes da nossa rádio local.
A Carolina Luís rejeitou todas as propostas que lhe foram apresentadas e insistiu na obra da sua predileção: Bolt, da Disney. Muito dedicada aos animais, a Carolina fez uma emocionante e expressiva leitura em direto de toda a obra e pôs os ouvintes a par das aventuras de um super cão, estrela de uma série televisiva, que julgava ter super poderes.
 
Esta leitura deu azo a uma interessante conversa sobre os animais, tendo sido desvendado o paradeiro do Passarinho, o burrico que encantava os turistas na zona do Miradouro das Caldas.
Com um discurso fluente, cuidado e cativante, a Carolina foi respondendo e comentando todas as interpelações da jornalista Idalete Marques, que teve uma imensa alegria ao descobrir que o Passarinho tinha sido adotado pela mãe da Joana. E a menina esclareceu: "O senhor Jorge (o dono do burrito) reformou-se e ganhou um lar e o Passarinho reformou-se e ganhou uma quinta inteira".
Há histórias com finais felizes!

Na semana seguinte, foi desvendado outro mistério.
A Joana, colega e grande amiga da Carolina, optou por uma obra recomendada nas Metas Curriculares de Português para o 4.º ano (Versos de Cacaracá)  e selecionou dois interessante poemas de António Manuel Couto Viana: "Semelhanças" e "Para cada um seu modo de ver". Entre risos espontâneos e gargalhadas francas e divertidas, a Joana foi-nos fazendo perceber que há "montes" de semelhanças entre uma borboleta e um elefante e que os animais encaram os fenómenos da natureza de acordo com as suas características.
É claro que a conversa que se seguiu voltou a centrar-se nos animais, assunto particularmente envolvente para a jornalista Idalete Marques, que acabou por descobrir o mistério do Tobias.
Mas quem é o Tobias? O Tobias é o cão da Joana. Há algum tempo, o Tobias, que todos os dias vai esperar a irmã da Joana ao autocarro, desapareceu e, durante horas, a mãe da Joana procurou e chamou e voltou a procurar e voltou a chamar pelo Tobias. A jornalista Idalete Marques, que regressava a casa, bem ouviu: "Tobias! Ó Tobias! Tobias!". Sem saber o que se passava, ficou intrigada, mas imaginou logo que um animal, cão ou gato, deveria ter desaparecido e lamentou a sorte dos seus donos.
Pois bem, neste dia, descobriu quem era o Tobias e ficou a saber que o cãozinho regressou a casa, são e salvo, depois de algumas horas de sufoco.
Há mesmo histórias com finais felizes!

Sem comentários: