As duas últimas edições da rubrica "Um Livro por Semana" foram preenchidas por duas alunas do 4.º ano da Escola EB1 nº1, que assumiram a tarefa de partilhar leituras com os ouvintes da nossa rádio local.
A Carolina Luís rejeitou todas as propostas que lhe foram apresentadas e insistiu na obra da sua predileção: Bolt, da Disney. Muito dedicada aos animais, a Carolina fez uma emocionante e expressiva leitura em direto de toda a obra e pôs os ouvintes a par das aventuras de um super cão, estrela de uma série televisiva, que julgava ter super poderes.
Esta leitura deu azo a uma interessante conversa sobre os animais, tendo sido desvendado o paradeiro do Passarinho, o burrico que encantava os turistas na zona do Miradouro das Caldas.
Com um discurso fluente, cuidado e cativante, a Carolina foi respondendo e comentando todas as interpelações da jornalista Idalete Marques, que teve uma imensa alegria ao descobrir que o Passarinho tinha sido adotado pela mãe da Joana. E a menina esclareceu: "O senhor Jorge (o dono do burrito) reformou-se e ganhou um lar e o Passarinho reformou-se e ganhou uma quinta inteira".
Há histórias com finais felizes!
Na semana seguinte, foi desvendado outro mistério.
A Joana, colega e grande amiga da Carolina, optou por uma obra recomendada nas Metas Curriculares de Português para o 4.º ano (Versos de Cacaracá) e selecionou dois interessante poemas de António Manuel Couto Viana: "Semelhanças" e "Para cada um seu modo de ver". Entre risos espontâneos e gargalhadas francas e divertidas, a Joana foi-nos fazendo perceber que há "montes" de semelhanças entre uma borboleta e um elefante e que os animais encaram os fenómenos da natureza de acordo com as suas características.
É claro que a conversa que se seguiu voltou a centrar-se nos animais, assunto particularmente envolvente para a jornalista Idalete Marques, que acabou por descobrir o mistério do Tobias.
Mas quem é o Tobias? O Tobias é o cão da Joana. Há algum tempo, o Tobias, que todos os dias vai esperar a irmã da Joana ao autocarro, desapareceu e, durante horas, a mãe da Joana procurou e chamou e voltou a procurar e voltou a chamar pelo Tobias. A jornalista Idalete Marques, que regressava a casa, bem ouviu: "Tobias! Ó Tobias! Tobias!". Sem saber o que se passava, ficou intrigada, mas imaginou logo que um animal, cão ou gato, deveria ter desaparecido e lamentou a sorte dos seus donos.
Pois bem, neste dia, descobriu quem era o Tobias e ficou a saber que o cãozinho regressou a casa, são e salvo, depois de algumas horas de sufoco.
Há mesmo histórias com finais felizes!