terça-feira, 9 de abril de 2013

FAÇA LÁ UM POEMA

O Agrupamento de Escolas de Monchique voltou a participar no Concurso “Faça lá um Poema” promovido pelo Plano Nacional de Leitura para comemorar o Dia Mundial da Poesia. De um conjunto de vários poemas produzidos por alunos dos três ciclos de escolaridade, foram selecionados os que se seguem para representar o nosso concelho neste concurso de âmbito nacional.

1º Ciclo

Meu cão cava,
cava, cava, cava.
Quer enterrar um osso
que ganhou ao almoço.

Ele cava fundo,
fundo, muito fundo.
Talvez queira sair
do outro lado do mundo.

Meu cão come,
come, come, come,
mas se for ração,
ele não come, não.

Ele come frango,
frango, muito frango.
Quando ganha costela,
Só falta dançar tango.

Meu cão dorme,
dorme, dorme, dorme
no tapete macio
ou no cimento frio.

Ele dorme, sonha,
dorme e, de repente,
levanta, gira e deita
e dorme novamente.

            Joana Filipa Jerónimo Bernardo – 3º ano – Escola EB 1 nº2

2º Ciclo

Mar, mar salgado,
Sonho pensado,
Mar refúgio,
Meu pensamento fecho num búzio.
Búzio grande e redondo
Onde meu sonho posso guardar
E ao som sereno das ondas
A vida quero celebrar.

        Pedro Dinis Duarte Manuel  - 5º B – Escola EB 2,3

3º Ciclo

Na floresta das palavras
Onde todas são iguais,
Reina eternamente a paz,
Nenhuma cresce demais.
Aquelas que são ousadas
E se atrevem a mudar
Trazem nova cor à vida,
Fazem o mundo girar.
E gira de tal maneira,
Sem perturbar a bonança,
São palavras de poeta
Que ao mundo dão esperança.

       Diogo Filipe Petreques Alves – 9º A – Escola EB 2,3

Sem comentários: