terça-feira, 20 de novembro de 2012

II TERTÚLIAS LITERÁRIAS VOLTAM A CONTAR COM PARTICIPAÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES

Dois jovens estudantes de Monchique, o Diogo Alves e a Mariana Gamito, voltaram a ter um papel de destaque nas II Tertúlias Literárias sobre Manuel do Nascimento, que decorreram no passado dia 17 de novembro na Vila Termal das Caldas de Monchique.
Subordinadas ao tema "O escritor: a crítica e a obra", estas II Tertúlias exploraram a apreciação que a obra do escritor monchiquense mereceu por parta da crítica, desde o ano da publicação de Eu Queria Viver, em 1943, até aos nossos dias, e contaram com a presença do filho de Manuel do Nascimento, que partilhou com a assistência o seu profundo e sentido conhecimento do escritor, da sua obra e das problemáticas que condicionaram a sua atividade literária.
Numa sala, que permaneceu preenchida até o final, abordaram-se diferentes perspetivas, debateram-se ideias, confrontaram-se opiniões, fizeram-se leituras. Aqui, os nossos alunos sensibilizaram os presentes, ao lerem um excerto da obra Histórias de Mineiros.
E que leituras!
Expressivas, sentidas, emotivas!
 A tarde já ia longa quando a Junta de Freguesia de Monchique solicitou ao Dr. Mendes Correia, filho do escritor, que procedesse à entrega da Bolsa de Mérito "Manuel do Nascimento" à aluna Susana António, considerada pelos professores da Escola EB 2,3 a melhor aluna do 9º ano, no ano letivo 2011/2012, não só pelos seus bons resultados escolares, mas também pela postura cívica que evidenciou ao longo do ano.
O evento terminou com  chave de ouro com um concerto da soprano Carla Pontes, professora de Educação Visual / Educação Tecnológica no nosso agrupamento de escolas.

Sem comentários: