quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FEIRA DO LIVRO



A Biblioteca Escolar da Escola EB 1 nº 1 (S. Pedro) convida toda a comunidade a visitar a Feira do Livro que decorrerá de 26 de novembro a 13 de dezembro.
Aqui encontrará livros a preços muito convidativos, a partir de 2,50 euros, beneficiando de um desconto de 20%.
Neste Natal, seja original e ofereça SABER! Ofereça LIVROS!

LEITURA EM LINHA COM A FLORESTA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

A turma A do 5º ano fez a sua estreia na atividade Leitura em Linha, no passado dia 23 de novembro, com a obra A Floresta, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ainda pouco habituados a esta atividade, faltou alguma concentração na audição das questões e na colocação das peças no sítio mais conveniente. No entanto, ao longo das trinta questões, encontraram-se três vencedores (o João Paulo Nunes, o Dinis Martins e o Afonso Nobre) que puderam escolher uma caneta ou um livro da sua preferência.

TRANSFORMAR É UMA FORMA DE RECICLAR!

Procurando motivar os alunos para o reaproveitamento e a reutilização de materiais, tendo em vista a preservação do ambiente e a aposta num mundo melhor, a Biblioteca Escolar apresenta a exposição "TRANSFORMAR É UMA FORMA DE RECICLAR!" com trabalhos criados por uma médica do concelho de Monchique, a Dra. Luciara Paiva, que dão ótimas pistas para a transformação de materiais que habitualmente são colocados no lixo.
Aberta no período de funcionamento da escola, esta exposição é dirigida a toda a comunidade escolar e é um estímulo à criatividade e à arte numa perspetiva ecológica.

ESCOLA EB1 Nº 2 DÁ INÍCIO AO "ADIVINHA QUEM ESTÁ A LER" DO CORRENTE ANO


Os alunos da Escola EB1 nº 2 voltaram a aderir com entusiasmo à atividade "Adivinha quem está a ler!". Como já vem sendo hábito, todos os alunos tentam descobrir a identidade de um leitor mistério (que desta vez eram duas leitoras) e esperam depois, ansiosos, o sorteio que lhe permite ganhar novos livros e canetas "Ler + é Saber+". Esta é uma ocasião em que todos os alunos e professores se reúnem no átrio da escola em torno de uma atividade que tem o objetivo de chamar a atenção para os livros e para a leitura.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SÓ RAPARIGAS NA RÁDIO FOIA?

 Já vamos na 4ª edição de "Um livro por semana" do corrente ano letivo e só as raparigas têm tido a coragem de enfrentar os microfones da nossa Rádio Foia.
Na passada semana, a Petronela Gheorghe, da turma A do 5º ano, levou a Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner, até aos nossos ouvintes e apresentou-lhes a bonita história de amizade entre um rapaz da terra e uma menina que vive no mar. Sempre com um sorriso e muito bem-disposta, a Petronela leu, em direto, um excerto deste livro, explicou como se desenvolve a história e confessou que o mais interessante é mesmo a leitura da globalidade da obra.
Com um discurso cativante e uma postura muito responsável, a Petronela foi uma presença muito simpática nesta nossa rubrica semanal.
Ontem, a Andreia Agostinho, da Turma C do 8º ano, optou por uma autora estrangeira bem conhecida dos pais e dos professores dos nossos alunos: Enid Blyton. Quem não se lembra da coleção dos Cinco ou dos Sete, que preenchia as tardes e serões dos jovens há uns trinta, quarenta anos atrás?
Pois bem, esta escritora volta a estar presente nas preferências dos jovens alunos da atualidade e a Andreia foi-nos apresentar a coleção "As Gémeas no Colégio de Santa Clara". Muito segura, com um discurso fluente, espontâneo e correto, a Andreia foi uma interlocutora excecional, que pôs em evidência as enormes vantagens da leitura. Na sua perspetiva, ler proporciona-nos uma cultura geral vasta e diversificada, ajuda-nos a desenvolver o vocabulário e a escrever melhor, além de ser uma ótima estratégia para descontrair e relaxar.
Aliás, a excelente prestação da Andreia na nossa rubrica semanal é o exemplo mais significativo do reflexo da leitura (enquanto hábito regular) no desenvolvimento da competência de comunicação.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

II TERTÚLIAS LITERÁRIAS VOLTAM A CONTAR COM PARTICIPAÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES

Dois jovens estudantes de Monchique, o Diogo Alves e a Mariana Gamito, voltaram a ter um papel de destaque nas II Tertúlias Literárias sobre Manuel do Nascimento, que decorreram no passado dia 17 de novembro na Vila Termal das Caldas de Monchique.
Subordinadas ao tema "O escritor: a crítica e a obra", estas II Tertúlias exploraram a apreciação que a obra do escritor monchiquense mereceu por parta da crítica, desde o ano da publicação de Eu Queria Viver, em 1943, até aos nossos dias, e contaram com a presença do filho de Manuel do Nascimento, que partilhou com a assistência o seu profundo e sentido conhecimento do escritor, da sua obra e das problemáticas que condicionaram a sua atividade literária.
Numa sala, que permaneceu preenchida até o final, abordaram-se diferentes perspetivas, debateram-se ideias, confrontaram-se opiniões, fizeram-se leituras. Aqui, os nossos alunos sensibilizaram os presentes, ao lerem um excerto da obra Histórias de Mineiros.
E que leituras!
Expressivas, sentidas, emotivas!
 A tarde já ia longa quando a Junta de Freguesia de Monchique solicitou ao Dr. Mendes Correia, filho do escritor, que procedesse à entrega da Bolsa de Mérito "Manuel do Nascimento" à aluna Susana António, considerada pelos professores da Escola EB 2,3 a melhor aluna do 9º ano, no ano letivo 2011/2012, não só pelos seus bons resultados escolares, mas também pela postura cívica que evidenciou ao longo do ano.
O evento terminou com  chave de ouro com um concerto da soprano Carla Pontes, professora de Educação Visual / Educação Tecnológica no nosso agrupamento de escolas.

PAPEL SOLIDÁRIO

O Agrupamento de Escolas de Monchique está a desenvolver o Projeto "Papel Solidário" no âmbito da campanha "Papel por Alimentos", lançada pelo Banco Alimentar Contra a Fome e que visa a recolha de papel (jornais, revistas, manuais escolares antigos, panfletos, publicidade, cadernos, fotocópias..) que será posteriormente trocado por alimentos.
Por cada tonelada de papel, a escola receberá o equivalente a 100 euros em alimentos, que reverterão para a conferência de São Vicente de Paulo de Monchique (Nossa Senhora da Conceição).
O Núcleo de Educação Especial e a Biblioteca Escolar, organizadores desta atividade, convidam toda a comunidade a aderir a esta causa, com os slogans:
Assume este papel!
Adere a esta causa!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ADIVINHA SE ÉS CAPAZ!

O trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos dos vários anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Monchique, no âmbito do concurso relativo ao Dia Mundial da Alimentação, resultou numa interessante compilação de textos da literatura oral, que integra provérbios, adivinhas, lengalengas, trava-línguas, anedotas e poesias.
Hoje daremos uma atenção especial às adivinhas, lançando aqui, no blogue, de forma discreta, o seguinte desafio:
1. Leia as quatro adivinhas que se seguem (clique em cima da imagem para ver melhor);
2. Descubra a resposta para cada uma delas;
3. Vá ao espaço "Comentários", registe o número da adivinha seguido da resposta;
4. Identifique-se, indicando nome completo (e número e turma, caso seja aluno) e número de contacto.

Os três primeiros comentários com as respostas TODAS certas receberão os seguintes prémios:
1. Tshirt "Fernando Pessoa";
2. Livro;
3. Caneta.

A GALINHA VERDE LEVA TRÊS ALUNAS À RÁDIO FOIA

A Galinha Verde, de Ricardo Alberty, chegou aos microfones da Rádio Foia pelas vozes da Beatriz Francisco, da Filipa Justo e da Leonor Guerreiro, que frequentam o 4º ano na Escola EB 1 nº 2 de Monchique.
As três meninas já haviam selecionado e preparado os excertos da sua preferência e leram-nos, em direto, com ritmo e fluência, sem evidenciar  qualquer nervosismo. No entanto, pressionadas pela jornalista Idalete Marques, que ficou curiosa com a história, acabaram por prolongar a leitura, dando a conhecer como termina a bonita história da Galinha Verde.
No final, ficámos a saber que, contrariamente ao que as galinhas amarela e preta afirmavam, a cor verde não estava relacionada nem com bruxedo, nem com doença, e que, apesar da diferença, a Galinha Verde era uma mãe muito dedicada e carinhosa. Por isso, os seus filhotes  amavam-na incondicionalmente, sem se importarem com a sua cor.
As três meninas debateram, então, a questão das aparências e das diferenças, considerando que as devemos aceitar e respeitar, pois o aspeto exterior não é o mais importante.
 
 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

REABRIU A ÉPOCA DA "CAÇA À LEITURA"


As turmas do 6ºA e 5ºB reabriram a "Caça à Leitura" do corrente ano letivo, provando que há alunos que investem seriamente na modalidade de leitura autónoma.
A Carolina Correia, da turma A do 6º ano, foi "caçada" na leitura de Ulisses, livro que ganhou no final do ano letivo transato, numa atividade de "Leitura em Linha". Desta vez, escolheu a obra Os Heróis do 6ºF, de António Mota, a qual vai, decerto, corresponder aos seus gostos de leitura.
Já a Cristina Lourenço, da turma B do 5º ano,  optou por uma coleção mais desportiva e vai descobrir as aventuras de Raban, o Herói.
A "Caça à Leitura" continua a revelar-se uma excelente oportunidade para os alunos trocarem opiniões sobre livros e leitura, num contexto mais formal de comunicação, e faculta-lhes a possibilidade de acederem a novos livros para a sua biblioteca particular.