terça-feira, 27 de março de 2012

UMA SEMANA A LER +

Aderindo a uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, o Agrupamento de Escolas de Monchique comemorou, de 19 a 23 de março, a Semana da Leitura, com o patrocínio da Câmara Municipal de Monchique e o apoio da Junta de Freguesia de Monchique, da Rádio Fóia, do Jornal de Monchique e de vários estabelecimentos comerciais.

Tal como previsto, as atividades relacionadas com a leitura multiplicaram-se em todas as escolas do Agrupamento e Monchique recebeu a visita de várias individualidades ligadas ao livro e à leitura: Ondina Santos e José Sabugo marcaram presença nas escolas do 1º ciclo, João Negreiros assinalou o Dia da Poesia na Escola EB 2,3.As turmas do 5ºA e 6ºB levaram as “Histórias da HISTÓRIA” ao Lar da Santa Casa da Misericórdia, propiciando momentos ímpares de relacionamento intergeracional.
No dia 21, a POESIA saiu à rua, na forma de poemas (selecionados e transcritos pelos alunos), e deu um sabor muito especial aos cafés que foram servidos em alguns dos estabelecimentos comerciais da Vila.
A Biblioteca Escolar coloriu-se de poetas e, nas cantinas de todas as escolas, os tabuleiros encheram-se de poesia, dando ao almoço um paladar mais subtil e ritmado.Na Rádio Fóia, na rubrica “Um Livro por Semana”, a Leonor Marques, do 2º ano da Escola EB1 nº1, deu-nos uma lição de leitura, ao apresentar o seu livro O melhor amigo do Winnie. Aproveitando a surpresa da jornalista Idalete Marques perante a expressividade e fluência da sua leitura, a Leonor não hesitou e leu todo o livro, partilhando com os ouvintes da nossa rádio local uma bonita história sobre a amizade.
Depois de uma temporada na Biblioteca Municipal, o BIBLIOTROCAS voltou à escola e reabriu no dia 19, facultando a troca de livros usados sob o lema “Leve um, deixe outro”.
A semana encerrou em grande com a final do Concurso “Pares da Leitura”, numa prova muito renhida, provando que os cinco pares finalistas encararam o seu desafio com enorme responsabilidade.A hierarquização dos concorrentes fez-se pela diferença mínima de um ponto. O par vencedor foi a dupla constituída pela Madalena Duarte, da turma B do 6º ano, e pela irmã, Leonor Duarte.
Todos os concorrentes receberam vales FNAC oferecidos pela Câmara Municipal de Monchique.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muitos parabéns a todos os participantes mas um destaque às vencedoras, Leonor e Madalena, pelo seu bom trabalho e empenho!!!

Margarida Chalupa