sábado, 15 de outubro de 2022

ALUNO DO 3.º ANO DÁ VOZ À «LENDA DO CASTELO DA NAVE»

Há cerca de quinze anos, mais especificamente no ano letivo 2006-2007, duas turmas do 8.º ano envolveram-se num interessante projeto de pesquisa e recolha de textos da tradição oral monchiquense, que, depois de um apurado trabalho de seleção, transcrição, compilação, revisão e  ilustração, viria a dar origem à obra Lendas, histórias e contos de Monchique, publicada em 2008 pela Junta de Freguesia de Monchique, por proposta da biblioteca escolar, e reeditada em 2014.


Nessa altura, o Lourenço Andrez, que frequenta presentemente o 3.º ano na Escola EB1 n.º 2 de Monchique (S. Roque), ainda não tinha nascido, mas agora é ele que nos dá a conhecer uma das mais bonitas lendas desse livro, a «Lenda do Castelo da Nave», com uma irrepreensível e cativante leitura (do menino e da mãe), que foi ilustrando com imagens sabiamente selecionadas.
O resultado, que é extraordinário, transporta-nos, de uma forma mágica, para o mundo fascinante da literatura oral tradicional.

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi um prazer receber na nossa sala de aula a mãe Diliana que, juntamente com o Lourenço, apresentaram esta lenda de uma forma extraordinária! E, assim, os alunos vão conhecendo o passado do meio local! 😀

Biblioteclando disse...

A interação escola- família é extremamente importante no percurso escolar dos alunos. Há que reconhecer e valorizar o papel dos docentes que estimulam esta interação e das famílias que correspondem.
Parabéns a todos os intervenientes nesta dinâmica!

Anónimo disse...

Foi com imenso gosto que eu e o Lourenço trabalhámos este tema em casa. Ainda mais gratificante, foi poder apresentar o nosso trabalho em sala de aula. Grata à professora Cristina Teixeira por proporcionar estes tão agradáveis momentos. Diliana Rosa