segunda-feira, 5 de julho de 2021

ESCRIT@TOP.COM - DIÁRIO DE UMA PERSONALIDADE HISTÓRICA (TEXTO VI)

   DIÁRIO DE UMA PERSONAGEM HISTÓRICA

 Adivinha quem … antes de chegares ao fim do texto! 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Louis-Michel_van_Loo_003.jpg

1 de novembro de 1755.

Querido diário:

Hoje aconteceu uma desgraça no nosso reino de Portugal!

Parte do meu palácio desabou. Eu, a minha família e os meus criados, todos fugimos para a rua, pensávamos que íamos morrer, foi o pior dia das nossa vidas! Felizmente, isso não aconteceu, porém, muitas outras pessoas não tiveram a mesma sorte que nós, morreram soterrados.

Só se ouviam crianças a gritar, porque não sabiam dos seus pais, e outras pessoas a chorar e a gritar, porque os seus familiares tinham morrido ou não sabiam deles.

Eu sou o primeiro-ministro do reinado de D. José I, tinha que fazer alguma coisa por estas pessoas do meu reino, tinha que enterrar os mortos e ajudar as pessoas que sobreviveram ao terramoto e ao tsunami…! Temos que ajudar estas pessoas que ficaram sem nada, temos que lhes dar comida e casa! Este foi o pensamento que me veio logo à cabeça quando fui à rua e vi a desgraça que tinha acontecido em Lisboa. Tanto por fazer agora…

Eu sinto uma mistura de sentimentos. Por um lado, estou muito feliz, porque toda a minha família está bem, não lhes aconteceu nada. Mas, sinto-me extremamente triste, porque a maior parte do reino do qual sou ministro está destruído e contamos muitas mortes.

Meu querido diário, espero que isto não volte a acontecer.

O teu amigo, Sebastião José, conhecido como ______________ (1)

 Afonso Pinto, 8.º A, N.º 1

(1) Conseguiste adivinhar quem é a personalidade?

Descobre aqui.


Sem comentários: