sexta-feira, 25 de setembro de 2020

«LER+ PARA VENCER» EM TEMPO DE PANDEMIA

 

A atividade «Ler+ para Vencer», que há já 12 anos marca o início do ano escolar nas turmas dos 1.º e 5.º anos, regressou no corrente ano letivo, mas, agora, num registo um pouco diferente.

Habitualmente, as turmas deslocavam-se à biblioteca para participarem numa mini formação sobre a BE, que contava com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Monchique, e os alunos recebiam, depois de responderem acertadamente a uma questão sobre os conteúdos da formação, um exemplar de uma obra para leitura autónoma.

No corrente ano letivo, e tendo em atenção o Plano de Contingência do Agrupamento e as recomendações da DGS, a oferta dos livros foi feita na sala de aula, à exceção da turma do 5.º A, que se deslocou à biblioteca subdividida em pequenos grupos.

Para o 1.º ano, foi selecionada a obra A ovelhinha preta, de Elizabeth Shaw, que consta da listagem de obras indicadas no domínio de Educação Literária para este ano de escolaridade e que os alunos irão trabalhar como leitura orientada.. No 5.º ano, manteve-se a obra A cavalo no tempo, de Luísa Ducla Soares, um livro de poemas que também será trabalhado em sala de aula.



Recordamos que esta atividade se mantém graças a uma parceria entre a Biblioteca Escolar e a Junta de Freguesia de Monchique, que financia a aquisição de todos os exemplares.


Sem comentários: