quarta-feira, 22 de abril de 2020

«OS LUSÍADAS»: CURIOSIDADES

Os alunos do 9.º ano do país inteiro iniciaram agora, graças ao projeto #ESTUDOEMCASA, a análise da obra Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.
É provável que muitos dos nossos alunos não tenham uma ideia de como é a primeira edição de Os Lusíadas, publicada em 1572.
Na nossa biblioteca não temos, infelizmente, uma primeira edição desta obra. Se tivéssemos, estávamos RICOS! Há pouco mais de um ano, a Livraria Lello, no Porto, anunciou uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) no valor de 250 mil euros sobre um volume da primeira edição desta obra camoniana. Mas temos uma edição fac-similada da primeira edição, ou seja, uma edição nova que apresenta uma reprodução exata da original. A partir desta edição, podemos perceber como era a edição original.

A capa

A contracapa com as duas últimas estrofes do poema

As duas primeiras estrofes do Canto I, que fazem parte da Proposição.

As estrofes 3 a 8, ou seja, a terceira e última estrofe da Proposição, as estrofes 4 e 5, que constituem a Invocação, e as estrofes 6, 7 e 8, que já fazem parte da Dedicatória.

A primeira estrofe da Invocação (estrofe 4), em que Camões se dirige às Tágides (as ninfas do Tejo).

A estrofe que dá início à Narração (estrofe 19 - Canto I), quando a armada de Vasco da Gama já se encontrava no oceano Índico («Já no largo Oceano navegavam»).

Nesta nossa investigação sobre Os Lusíadas, descobrimos, ainda, uma edição especial da obra. É uma edição em miniatura, provavelmente de 1904 (tanto quanto nos foi possível averiguar), que resultou de uma homenagem da Tipographia Gonçalves ao Dr. António Augusto de Carvalho e Mello, fundador da Quinta da Regaleira, em Sintra, "pelo seu fervoroso culto à memória de Luiz de Camões, cantor immortal da epopeia lusiada e o maior genio poetico da Raça Latina".



Na Sala dos Reis, no Palácio da Regaleira, vimos, há anos, um exemplar desta mesma edição, com capa vermelha.

As descobertas associadas a Os Lusíadas não ficaram por aqui e fomos descobrir um conjunto de selos portugueses e das antigas colónias portuguesas com a imagem de Camões.

«Numa mão sempre a espada e noutra a pena» Os Lusíadas  VII; 79

Selo comemorativo do IV Centenário de Os Lusíadas  (1572-1972)

Selo emitido em 1969, assinalando o IV Centenário de Camões na ilha de Moçambique (1569-1969)

Selo emitido em Macau

Uma procura mais exaustiva conduziu-nos ainda a outros selos, dois dos quais emitidos em 1969, aquando das comemorações de V Centenário do Nascimento de Vasco da Gama.
Convém recordar, a propósito, que a ação principal de Os Lusíadas se centra na viagem de Vasco da Gama e na descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Selo de uma coleção sobre navegadores portugueses, homenageando Vasco da Gama. É visível a referência ao ano de 1498, ano da chegada à Índia (a 17 de maio).


Roteiro da viagem de Vasco da Gama

Sem comentários: