quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

SABE QUE DIA É HOJE?

Durante o reinado de D. José I, a 16 de janeiro de 1773, foi assinado um alvará que determinou a elevação de Monchique a vila.

Monchique ganhou autonomia do seu território em relação a Silves e tornou-se sede de concelho. Para assinalar este acontecimento foi construído um pelourinho.

Um pelourinho é um monumento em pedra que representa o poder e a autonomia de um concelho. Era geralmente colocado na praça principal de uma cidade ou vila, rodeado por importantes edifícios públicos, como a câmara municipal  e a igreja, por exemplo. Este local servia, também, para fazer anúncios e proclamações à população e castigar criminosos.

O pelourinho de Monchique situava-se no largo da Misericórdia, que, na altura, era o principal espaço público da vila. Encontrava-se em frente à Igreja da Misericórdia, próximo da Igreja Matriz e do edifício em que esteve instalada, até 1848, a Câmara Municipal, na rua do Açouge.
Atualmente, resta apenas um fragmento do pelourinho que se encontra na Câmara Municipal.

Texto construído pelos alunos do 6.º ano, na disciplina de História e Geografia de Portugal, sob a orientação da professora Anabela Costa.

Fotografia - Fonte: Blogue Mons Cicus.

Sem comentários: