quarta-feira, 14 de novembro de 2018

«NEWTON GOSTAVA DE LER!» TESTA CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO DOS ALUNOS

Será possível resumir uma história com uma expressão numérica?

À partida, esta é uma tarefa que não parece nada fácil, mas os alunos das duas turmas do 5.º ano não se atrapalharam com o desafio apresentado pela Biblioteca Escolar e pela professora de Matemática e chegaram rapidamente à solução.

Tudo começou com uma leitura interativa da história «Passei com mais dois» de Gianni Rodari, que conta a história de um dez que, depois de ter sido mutilado pela subtração, se vê atacado pela divisão, mas que é posteriormente ajudado pela multiplicação, transformando-se num doze. Ou seja, resumindo: (10-2):2x3=12

Superado este desafio, a capacidade de raciocínio dos nossos alunos continuou a ser posta à prova com três atividades propostas no módulo ENIGMATEMÁTICO, do projeto «Newton gostava de ler!». Quantos dias leva o caracol a percorrer os 10 metros caracol? De que cor é a casa número dois? Quanto pesa cada uma das tartarugas?
Os três enigmas pareciam difíceis, mas os grupos concentraram-se na leitura de cada uma das situações problemáticas, trocaram ideias e opiniões, testaram as várias hipóteses e as respostas corretas foram surgindo sem grandes dificuldades.

No final, sentia-se no ar um discreto sentimento de orgulho. Orgulho de missão cumprida, de capacidade provada.








Sem comentários: