domingo, 28 de outubro de 2018

VAMOS AJUDAR A FAZER ESTA MANTA!

São necessárias 112.225 rosetas com 40 cm de lado para fazer a «maior manta de crochet do mundo» e colocar Monchique no Livro dos Recordes do Guinness.

Esta ideia, lançada pela associação Espiral de Vontades, está a mobilizar a comunidade e o vício do crochet vai-se instalando, sem género nem idade, revitalizando uma arte e um saber tradicional.

Em outubro, Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a nossa biblioteca aderiu à iniciativa e os livros e os computadores passaram a conviver com linhas, agulhas, rosetas, muita arte, muita cor e muita vontade. Vontade de aprender, vontade de ajudar a fazer a maior manta do mundo, num projeto que é também uma iniciativa solidária, já que, depois de feita e avaliada pelos juízes do Guinness, a manta gigante será dividida em pequenas mantas que serão entregues a associações do Algarve e a famílias e pessoas carenciadas.

Guiadas pela sabedoria experiente da D. Elisabete Rufino, as mãos de rapazes e raparigas da nossa escola ensaiaram o manuseamento da linha e da agulha de crochet, sem tabus nem preconceitos, e o cordão foi aparecendo e as rosetas começaram a compor-se numa profusão de cor, alegria, partilha e colaboração.









Houve, no entanto, quem preferisse a leitura e as duas atividades conviveram em harmonia, sem competições nem atropelos.


Sem comentários: