sábado, 21 de abril de 2018

CAMPANHA DE «MIÚDOS A VOTOS» AO RUBRO NA ESCOLA BÁSICA MANUEL DO NASCIMENTO, MONCHIQUE

As atividades e as estratégias da campanha eleitoral de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» intensificaram-se e multiplicaram-se nos dois últimos dias.
Cartazes, marcadores de livros, dramatizações, comícios, jogos, puzzles, intervenções na rádio local, todas as iniciativas foram boas para apelar ao voto no livro preferido.
Um comício no Polivalente da Escola durante o intervalo da manhã, com os intervenientes vestidos a condizer, foi a estratégia escolhida pela turma B do 9.º ano para tentar convencer os alunos dos diferentes anos a votarem na obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.

Já a turma A do 9.º ano optou por uma pequena dramatização, para defender a obra Harry Potter e a Pedra Filosofal, recriando a receção na escola de Hogwarts, e, depois da cerimónia da seleção das equipas com recurso ao chapéu de feiticeiro, teve início um interessante jogo de xadrez humano.


As turmas A e B do 6.º ano apelaram ao voto nas obras A Menina do Mar e A Fada Oriana, de Sophia de Mello Beyner Andresen, Avozinha Gângster, de David Walliams, e A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf, através de cartazes e marcadores.






As turmas do 7.º ano apostaram na associação de diferentes estratégias para tentarem convencer os colegas a votarem nos seus livros preferidos e, numa concorrência salutar e cívica, defenderam, com convicção, as obras O Recruta, de Robert Muchamore e O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Houve ainda quem manifestasse a sua preferência pela obra Por treze razões, de Jay Asher.
Os jogos e puzzles foram o trunfo destes grupos, que vieram reforçar as mensagens dos cartazes e os apelos orais e escritos.





A Rádio Foia continuou a ser o meio privilegiado para apelar ao voto e a última edição da habitual rubrica de leitura «Um Livro por Semana», que foi para o ar no dia 20, contou com onze participantes (de todos os anos de escolaridade, do 5.º ao 9.º ano), que defenderam, o melhor que puderam, nove livros diferentes: Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, Avozinha Gângster, de David Walliams, A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, O Recruta, de Robert Muchamore, O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, História de uma gaivota e do gato que a Ensinou a Voar, de Luis Sepúlveda, Diário de Anne Frank, de Anne Frank, e Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.



Os alunos indecisos puderam consultar, na Biblioteca Escolar, até ao final do dia 20, as listagens dos livros nomeados para cada ciclo e folhear os exemplares disponíveis.



Sem comentários: