domingo, 29 de abril de 2018

ALUNAS DE MONCHIQUE CONQUISTAM PRÉMIOS NA 6.ª EDIÇÃO DO CONCURSO «MOMENTOS DE LEITURA»


A Maria Xavier Gouveia, do 4.º ano da Escola EB1 N.º 2, a Beatriz Francisco, da Turma B do 6.º ano, e a Carolina Luís, da turma A do 8.º ano, foram as representantes do Agrupamento de Escolas de Monchique na 6.ª edição do concurso «Momentos de Leitura», que decorreu no dia 28 de abril, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.


Num grupo de concorrentes que integrava os melhores leitores de todas as escolas dos concelhos de Monchique e Portimão, as três meninas tiveram um desempenho exemplar e a Maria Xavier Gouveia e a Carolina Luís conseguiram mesmo o 1.º lugar na categoria do 1.º e do 3.º ciclo, respetivamente.




A Maria a receber o seu prémio 

A Carolina a receber o seu prémio

quarta-feira, 25 de abril de 2018

DIA MUNDIAL DO LIVRO FOI DIA DE ELEIÇÕES DE «MIÚDOS A VOTOS»

O Dia Mundial do Livro, comemorado a 23 de abril, foi dia de eleições de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» em quase 600 escolas do país inteiro.
No Agrupamento de Escolas de Monchique, houve eleições na Escola Básica Manuel do Nascimento, na Escola EB1 N.º 1, na Escola EB1 N.º 2 e na Escola EB1 de Marmelete.

A afluência às urnas foi muito expressiva e a abstenção ficou nos 2.5% no 2.º ciclo e nos 4,7% no 3.º ciclo.

O processo eleitoral decorreu com o mesmo rigor e civismo de umas eleições políticas e os membros das mesas de voto cumpriram exemplarmente todas as suas funções.








As obras mais votadas pelos alunos do 2.º ciclo foram: Avozinha Gângster, de David Walliams, com 42 votos, Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling, com 11 votos, e A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen, com 7 votos.

No 3.º ciclo, Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling, com 15 votos, História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, de Luis Sepúlveda, com 13 votos, e Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, com 12 votos, ocuparam as três primeiras posições.

Nas escolas do 1.º ciclo, os resultados da votação revelaram preferências diferentes: O Tubarão na Banheira, de David Machado, foi o livro mais votado na Escola EB1 N.º 1, com 12 votos; O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, ocupou a 1.ª posição na Escola EB1 N.º 2, com 23 votos; na Escola EB1 de Marmelete, verificou-se um empate entre Porque é que os animais não conduzem?, de Pedro Seromenho, e O Tubarão na Banheira.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

VISITA PEDAGÓGICA AO MOINHO DE ÁGUA DO POUCOCHINHO

«Metidos numa velha arca, desde que o António Seareiro os guardara para semente, os bagos de trigo tinham acabado por adormecer naquela escuridão de muitos meses, julgando talvez que estavam esquecidos ali e ficariam a apodrecer o resto da vida».

Começa assim A Vida Mágica da Sementinha, de Alves Redol, obra que os alunos estudam no 5.º ano e que serviu de pretexto para uma visita pedagógica ao Núcleo Museológico do Moinho de Água do Poucochinho, onde os alunos puderam perceber, de uma forma dinâmica e interativa, o ciclo do pão.




Os bagos que por ali havia não eram de trigo e não estavam adormecidos nas velhas e imponentes arcas da casa do moleiro. Pelo contrário, saltitavam no engenho de moagem, atropelando-se para entrarem nas mós, desejosos de se verem transformados em fina farinha amarelinha. Lá fora, perto da ribeira, o rodízio, impelido pela força da água, fazia rodar as mós num movimento certinho. E, a  cada volta, a farinha crescia, crescia...



Na cozinha, alunos e professoras faziam fila para «meterem a mão na massa» e experimentarem a arte de tender. De cada par de mãos saiu um pequeno pão, que ficou a levedar, enquanto a lenha ardia no forno e os alunos aproveitavam a liberdade da natureza.








Quando a visita terminou, o pão ainda estava no forno (que teimara em aquecer) e os alunos partiram desanimados, mas com a garantia de que o pão chegaria antes da hora do almoço. E chegou!


Fotografias: Professora  Manuela Ponte

Agradecimentos:

À Dra. Helena Martiniano, a nossa experiente e simpática anfitriã e "formadora";
À Junta de Freguesia de Monchique pela cedência do espaço e organização da atividade;
Ao funcionário da Freguesia (Sr. Carlos Albano) pela disponibilidade, paciência e gentileza.

sábado, 21 de abril de 2018

CAMPANHA DE «MIÚDOS A VOTOS» AO RUBRO NA ESCOLA BÁSICA MANUEL DO NASCIMENTO, MONCHIQUE

As atividades e as estratégias da campanha eleitoral de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» intensificaram-se e multiplicaram-se nos dois últimos dias.
Cartazes, marcadores de livros, dramatizações, comícios, jogos, puzzles, intervenções na rádio local, todas as iniciativas foram boas para apelar ao voto no livro preferido.
Um comício no Polivalente da Escola durante o intervalo da manhã, com os intervenientes vestidos a condizer, foi a estratégia escolhida pela turma B do 9.º ano para tentar convencer os alunos dos diferentes anos a votarem na obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.

Já a turma A do 9.º ano optou por uma pequena dramatização, para defender a obra Harry Potter e a Pedra Filosofal, recriando a receção na escola de Hogwarts, e, depois da cerimónia da seleção das equipas com recurso ao chapéu de feiticeiro, teve início um interessante jogo de xadrez humano.


As turmas A e B do 6.º ano apelaram ao voto nas obras A Menina do Mar e A Fada Oriana, de Sophia de Mello Beyner Andresen, Avozinha Gângster, de David Walliams, e A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf, através de cartazes e marcadores.






As turmas do 7.º ano apostaram na associação de diferentes estratégias para tentarem convencer os colegas a votarem nos seus livros preferidos e, numa concorrência salutar e cívica, defenderam, com convicção, as obras O Recruta, de Robert Muchamore e O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Houve ainda quem manifestasse a sua preferência pela obra Por treze razões, de Jay Asher.
Os jogos e puzzles foram o trunfo destes grupos, que vieram reforçar as mensagens dos cartazes e os apelos orais e escritos.





A Rádio Foia continuou a ser o meio privilegiado para apelar ao voto e a última edição da habitual rubrica de leitura «Um Livro por Semana», que foi para o ar no dia 20, contou com onze participantes (de todos os anos de escolaridade, do 5.º ao 9.º ano), que defenderam, o melhor que puderam, nove livros diferentes: Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, Avozinha Gângster, de David Walliams, A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, O Recruta, de Robert Muchamore, O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, História de uma gaivota e do gato que a Ensinou a Voar, de Luis Sepúlveda, Diário de Anne Frank, de Anne Frank, e Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.



Os alunos indecisos puderam consultar, na Biblioteca Escolar, até ao final do dia 20, as listagens dos livros nomeados para cada ciclo e folhear os exemplares disponíveis.



terça-feira, 17 de abril de 2018

CAMPANHA ELEITORAL DE «MIÚDOS A VOTOS» CONTINUA NA RÁDIO FOIA

As preferências eleitorais divergem na Escola Básica Manuel do Nascimento, em Monchique, e a Rádio Foia continua a dar espaço aos alunos para falaram dos seus livros preferidos e apelarem ao voto nos seus favoritos.
No passado dia 12, a Margarida Nunes, do 8.º B. apresentou argumentos de peso para convencer os seus colegas e os alunos do país inteiro a votarem na obra A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez, um livro que, segundo a Margarida, «aborda vários problemas que estão presentes na vida dos adolescentes, como as drogas, o amor  não correspondido, a solidão, a relação com os pais e com os familiares». 



A aluna considera que «ao lermos A Lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, deixamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na nossa vida» e põe em evidência o facto de este livro também nos alertar «para a importância de estarmos atentos a nós e aos outros». 

Aconselhando a leitura deste livro também aos pais, como forma de perceberem e apoiarem melhor os seus filhos, a Margarida fez questão de deixar claro que, da lista dos livros nomeados para o 3.º ciclo, este é, sem qualquer dúvida, a sua primeira escolha.

sábado, 14 de abril de 2018

PROBLEMA DO MÊS


Foram 32 os vencedores da última edição do «Problema do Mês». Por isso, o grau de dificuldade aumenta agora um bocadinho. O nosso leitor sente-se capaz de resolver o problema deste mês?

O André acertou os seus dois relógios às 8 horas da manhã.
Um deles atrasa-se 2 minutos em cada hora e o outro, mais rápido, adianta-se um minuto por hora.

Em que altura o relógio mais rápido marcará mais uma hora do que o relógio mais lento?

sexta-feira, 13 de abril de 2018

«VISÃO JÚNIOR» DÁ DESTAQUE A CAMPANHA DE «MIÚDOS A VOTOS» NA RÁDIO FOIA


Depois do artigo publicado na edição impressa do mês de abril, a Visão Júnior online dá destaque à campanha que os alunos do Agrupamento de Escolas de Monchique têm vindo a realizar aos microfones da Rádio Foia, no âmbito da iniciativa  «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», onde apelam ao voto no seu livro preferido.
Para saber mais, clique AQUI