sábado, 18 de novembro de 2017

«NASCIMENTO VAI À RÁDIO» - PROJETO CUMPRIDO

Tal como tinha sido adiantado na última edição deste jornal, o projeto «Nascimento vai à Rádio» levou à Rádio Foia três magníficos contos do escritor monchiquense Manuel do Nascimento, nas vozes de doze alunos do 8.º ano. Os contos «A esperança voltou de manhã» e «Sapo e Lagarto» preencheram as duas últimas edições desta iniciativa e facilmente se percebeu que os textos selecionados foram particularmente motivadores, envolvendo leitores familiarizados com os microfones da rádio local e estreantes da nossa rubrica semanal de leitura.

A Mariana Duarte, o Rafael Silva, a Constança Reis e a Leonor Marques, da turma A do 8.º ano, fizeram uma leitura irrepreensível do conto «A esperança voltou de manhã» e envolveram os ouvintes na angústia de António e Francisca, um casal com parcos recursos, cujo sustento estava condicionado pela enxurrada que ameaçava despedaçar a represa e arrastar a sementeira das batatas.





«Sapo e Lagarto», o «homem da gravata preta que acorda do marasmo a gente da aldeia», que é vaiado pelos rapazes e em cujo ombros caem «as pragas que deviam atirar ao tempo, à terra e à vida», foi-nos apresentado pela Laura Correia, pelo Marcelo Maio, pela Mina Estevão e pela Dia Boonen, da turma C do 8.º ano, numa leitura carregada de emoção e expressividade.





Os alunos reconheceram que estas leituras os motivaram a ler outros contos de Manuel do Nascimento, esperando-se que a sua participação na rubrica «Um livro por semana» tenha promovido o interesse pela obra do escritor que dá nome à sua escola.

Sem comentários: