sábado, 18 de março de 2017

MIÚDOS A VOTOS: ATO ELEITORAL DECORREU COM RIGOR E CIVISMO

A votação de "Miúdos a Votos: Quais os livros mais fixes?", que teve lugar no passado dia 17 de março em 404 escolas de todo o país, e que visa apurar quais os livros preferidos das crianças e jovens portugueses, decorreu de forma exemplar nas várias escolas do Agrupamento de Escolas de Monchique, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania.
As mesas de voto foram asseguradas por grupos de alunos, que cumpriram escrupulosamente as suas funções (nomeadamente a conferência dos "cadernos eleitorais", a contagem dos votos e a afixação dos resultados), num processo semelhante ao de umas eleições políticas.
A afluência às urnas foi muito expressiva e a abstenção não ultrapassou os 12% em nenhum nível de escolaridade.










Encerradas as votações, procedeu-se à conferência dos "cadernos eleitorais" e à contagem dos votos.



A obra mais votada pelos alunos do 2.º ciclo foi Avozinha Gângster, de David Walliams, com treze votos, seguida de A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen, com nove votos, e de O Dragão, de Luísa Ducla Soares, com oito votos.


No 3.º ciclo, a obra A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez, recolheu o maior número de votos - treze votos, seguida de O Rapaz de Pijama às Riscas, de John Boyne, e Avozinha Gângster, de David Walliams, ambas com doze votos, e de A Culpa é das Estrelas, de John Green , com nove votos.


No 1.º ciclo, O Tubarão na Banheira, de David Machado, conquistou a preferência dos eleitores na Escola EB1 N.º 1, enquanto Porque é que os animais não conduzem, de Pedro Seromenho, se posicionou em primeiro lugar na Escola EB1 N.º 2.













 Os resultados nacionais destas eleições serão conhecidos no próximo dia 20 de abril.

Sem comentários: