quarta-feira, 28 de setembro de 2016

FAZER DOS LIVROS NOVOS AMIGOS

 “Saudar a entrada dos pequenos estudantes num novo ciclo de escolaridade e numa nova escola, fazendo dos livros os seus primeiros novos amigos” é o objetivo fulcral do projeto Ler+ para Vencer, que consiste na oferta de um livro a todos os alunos que ingressam no 1.º e no 5.º ano. Lançado pelo Plano Nacional de Leitura em 2008, este projeto tem vindo a ser reeditado nos últimos quatro anos pela Biblioteca Escolar e pela Junta de Freguesia de Monchique, entidade que apadrinha e patrocina a atividade.

Na página do facebook desta autarquia, revemo-nos na forma emotiva como a leitura é valorizada e nos ideais que presidem à promoção do prazer de ler, permitindo-nos transcrever as frases que nos levam a refletir sobre a importância do livro e da leitura em pleno século XXI:
 - “Mais do que promover a igualdade de oportunidades no acesso ao livro, espera-se que estes amigos de papel possam estimular o gosto pela leitura junto das nossas crianças, reforçando positivamente a construção do conhecimento durante a caminhada de aprendizagem que agora se inicia”.
- “Todos os meninos e meninas necessitam de arte, de música, de histórias e de poemas, tanto como precisam de amor, de ar livre e de tempo para brincar. Num dia-a-dia cada vez mais programado pelo cinzentismo das estatísticas e progressivamente colonizado pelo espetáculo mediático da imagem, a calma leitura de uma história pode ser a centelha que desperta os mais novos para novas histórias e, consequentemente, para o sonho e para a empatia pelo outro, preparando na imaginação a ideia de um mundo melhor com maneiras mais justas de viver”.


No corrente ano, os livros voltaram a ser escolhidas criteriosamente, repetindo-se, para o 1.º ano, uma aposta em obras que abordam o domínio dos valores. No 5.º ano, a poesia conquistou espaço à narrativa e os alunos foram contemplados com exemplares da obra A Cavalo no Tempo, de Luísa Ducla Soares.





Sem comentários: