quinta-feira, 10 de março de 2016

QUATRO ESTREIAS SEGUIDAS NA RÁDIO FOIA

A rubrica semanal de leitura na Rádio Foia continua a revelar bons leitores de todas as escolas do Agrupamento e as últimas edições de "Um Livro por Semana" ficaram marcadas pela participação de quatro alunos que fizeram a sua estreia aos microfones da nossa rádio local.
No dia 11 de fevereiro, a Marília António, que frequenta o 3.º ano na Escola EB1 n.º 1, fez chegar aos ouvintes uma diversificada coleção de chapéus de todas as formas e feitios, ao apresentar a obra O Chapeleiro e o Vento. Sempre sorridente e bem-disposta, a Marília não se deixou intimidar pelos microfones e presenteou-nos com uma divertida leitura desta obra de Catarina Sobral.


A  Ana Rita Castanheira, do 3.º ano da Escola EB 1 n.º 2, selecionou a obra Pedro Quer Ver Televisão para a sua primeira visita à Rádio Foia e, com ponderação e tranquilidade, foi-nos pondo a par dos vários contratempos que impediram o Pedro de passar uns bons momentos em frente do ecrã da televisão. Mas como a imaginação das crianças é prodigiosa, o Pedro acaba por construir a sua própria televisão usando uma simples caixa de sapatos. 
Nesta sua nova experiência, a Ana Rita contou com o apoio incondicional da mãe, que a acompanhou ao longo de todo o programa com um doce brilho de orgulho no olhar.


No dia 3 de março, o Manuel Correia, que frequenta o 4.º ano na Escola EB1 n.º 2, encheu o estúdio de alegria e boa disposição com a obra A Zebra Que Perdeu as Suas Riscas, levando-nos ao encontro da simpática zebra Sissi, do circo Pirilampo, que detestava tomar banho com medo de perder as riscas. 
Com uma leitura fluente e divertidíssima, onde não faltaram diferentes tons de vozes e distintos sotaques, o Manuel transportou-nos para o mundo mágico do circo e fez-nos sofrer com a tristeza da Sissi que, depois de um bom banho, acordou sem riscas.
Em estúdio, o pai e a mãe do Manuel testemunharam, em direto, a excelente prestação do seu filho e, quando questionada pela jornalista Idalete Marques, a mãe do nosso jovem leitor fez questão de salientar a importância que atribui aos livros e aos hábitos regulares de leitura.


O Sapo é um Herói, de Max Velthuijs, chegou à Rádio Foia no dia 10 de março, pela voz melodiosa da Rita Gonçalves, também do 4.º ano da Escola EB1 n.º 2, que tem na leitura um dos seus passatempos preferidos.
Habituada aos livros desde muito pequenina, a Ritinha enfrentou os microfones sem embaraço e foi-nos oferecendo uma leitura irrepreensível de uma história que nos fala da amizade entre diferentes animais, com particular destaque para o Sapo, que arriscou a própria vida para salvar os seus amigos.
A mãe da Rita, presente no estúdio, confirmou a apetência da menina pela leitura, esclarecendo que este é um interesse que acompanha e incentiva, privilegiando obras que abordam temas associados aos valores e à cidadania,
Os livros sobre animais estão no topo das preferências da nossa jovem em leitora, sendo evidente a sua cumplicidade com a mãe quando se fala de amor e de respeito pelos animais.


Sem comentários: