quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

"A VIÚVA E O PAPAGAIO" ABRE O ANO NA RÁDIO FÓIA


A Maria Gervásio, que frequenta atualmente a turma A do 5º ano, há cinco anos que tem presença reservada na rubrica "UM LIVRO POR SEMANA" na primeira quinta-feira do ano. O passado dia nove não foi exceção e a Maria fez-se acompanhar da obra  A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf,  que está recomendada nas Metas Curriculares de Português para o seu ano de escolaridade. 
Depois de apresentar um breve resumo da história e de esclarecer algumas questões sobre a obra, satisfazendo a curiosidade da jornalista Idalete Marques, a Maria deliciou-nos com a leitura de um interessante excerto em que o papagaio conduz a viúva à descoberta dos dobrões de ouro. Pena é que, nestas alturas, os ouvintes não possam apreciar as expressões e os gestos que acompanham a fluência e a emotividade da leitura.
Com um discurso espontâneo e escorreito, a Maria falou da vida escolar, dos seus planos para o futuro e fez questão de recordar os bons momentos que passou na sua antiga escola, no 1º ciclo, aproveitando para cumprimentar colegas, professores e funcionários.
 
A última edição de 2013 também ficou marcada por mais uma excecional intervenção da Bárbara Páscoa, da turma A do 7º ano, que optou pela já conhecida coleção 7 Irmãos.
Os episódios de uma família numerosa de sete filhos, cujos nomes começam, todos eles, pela letra M, voltaram mais uma vez à Rádio Foia. A Bárbara explicou-nos que o fascínio por esta coleção se deve, essencialmente, ao facto de serem abordadas problemáticas que fazem parte do quotidiano dos adolescentes.
E para comprovar a sua opinião, a Bárbara leu-nos um excerto do sétimo volume, Mónica - Uma Montanha de Emoções, numa daquelas leituras cativantes, que poderíamos ficar a ouvir até à última página do livro.
 

Sem comentários: