quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A MARGARIDA DESPEDE-SE COM UMA HISTÓRIA DE AMIZADE

A Margarida Chalupa, que frequenta presentemente a turma A do 9º ano, habituou-nos, desde o seu 4º ano de escolaridade, a intervenções particularmente interessantes na Rádio Foia, baseadas em livros criteriosamente selecionados, que exploram, normalmente, a vertente dos valores e da cidadania.
Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar, e O Principezinho, de Antoine da Saint-Exupéry,  foram dois dos títulos que nos trouxe aos microfones da Rádio Foia, quando ainda frequentava o 1º e o 2º ciclo. Agora, com O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, a Margarida volta a deixar no ar uma bonita lição de amizade entre seres de natureza e temperamento diferentes: um gato sisudo e antipático e uma bela e jovem andorinha.
Considerando que é possível construir sólidas relações de amizade apesar das diferenças, a Margarida defendeu a importância de se respeitarem os outros e de se tentar descobrir o que de melhor existe em cada um de nós. De partida para outra escola, a mais de 500 Km de distância, a Margarida despede-se, por agora, dos ouvintes da Rádio Foia com esta magnífica história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá, que a Manhã ouviu do Vento, "sussurrada com enigmática expressão e alguns suspiros", e que, um dia, contou ao Tempo para ganhar a rosa azul.
"Em certos dias de Primavera, a Manhã coloca sobre o luminoso vestido essa rosa azul de antigas idades. E então se diz que faz uma esplêndida manhã toda azul".
Obrigada, Margarida, por nos teres ajudado a construir uma Biblioteca Escolar mais dinâmica, mais criativa e mais sensível.




2 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada a todos os elementos desta escola que adorei! E, neste caso, um especial agradecimento à professora Paula Gervásio.
Margarida Chalupa

Biblioteclando disse...

Obrigada, nós, Margarida! O nosso blogue é a maior prova da tua excelente colaboração. Basta pesquisar o teu nome e há, certamente, mais de uma dezena de "posts" que nos revelam o teu envolvimento.