Já está agendado para o dia 31 de outubro, às 10h10, o sorteio do cabaz de alimentos que irá premiar um dos concorrentes ao concurso de adivinhas promovido pela Biblioteca Escolar, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, e que envolveu alunos de todos o níveis de escolaridade, do 1º ciclo ao EFA - secundário.
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
QUÍMICA NA COZINHA
Procurando incentivar o interesse dos alunos pelo estudo da Química, a professora Sílvia Sousa levou as turmas do 8º ano a descobrir que a cozinha pode ser o lugar apropriado para constatar diferentes reações químicas. E se ao útil juntarmos o agradável, acrescentado uma boa dose de sabor a chocolate, a disciplina de Físico-Química pode tornar-se verdadeiramente apetecível. A proposta foi, exatamente, a confeção de um delicioso BOLO DE CHOCOLATE.
Mas gulodices à parte, o que interessa é que os alunos puderam verificar que:
1. O fermento faz o bolo aumentar de volume;
2. As proteínas do ovo solidificam a uma certa temperatura e seguram a bolinhas de dióxido de carbono dentro do bolo, tornando-o mais fofo.
No final, pondo a sua capacidade científica à prova, cada aluno pôde analisar o cheiro e o sabor do seu próprio bolo.
Não sei porquê, parece-me que esta deve ter sido a parte mais interessante da aula!
Pois bem, para quem quiser testar a suas competências no âmbito da Química, aqui fica a receita:
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
LITERATURA ORAL ASSOCIADA AO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Assinalando o Dia Mundial da Alimentação, a BE lançou mão aos textos da literatura oral recolhidos, no passado ano letivo, por alunos dos diferentes anos de escolaridade e convidou toda a comunidade escolar a participar num concurso de adivinhas.
"Adivinha se és capaz, ganha doces e um cabaz!" é o desafio proposto a alunos, professores e funcionários, que assim se veem às voltas com pequenos textos do nosso património imaterial, cuja origem se perde na memória de várias gerações.
Paralelamente, a BE preparou um jogo com diferentes provérbios, todos eles relacionados com o tema "ALIMENTAÇÃO" e recebeu todas as turmas do 2º ciclo numa atividade que associa leitura, conhecimento, concentração e alguma sorte.
LEITURA COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR OS RESULTADOS ESCOLARES
Os professores de Português do Agrupamento de Escolas de Monchique promovem a leitura autónoma como estratégia para melhorar o desempenho dos alunos nas várias disciplinas, num trabalho conjunto com a Biblioteca Escolar
Atendendo às solicitações de alguns professores do 3º ciclo, a BE organizou exposições de obras recomendadas pelo PNL para os diferentes anos de escolaridade e recebeu as turmas, apoiando os alunos na seleção dos títulos.
Cumprida esta etapa, alguns dias depois, os alunos voltam à BE para participarem na atividade "À Roda dos Livros", cabendo-lhes a tarefa de apresentarem a obra que leram/estão a ler, com a obrigatoriedade de usarem uma determinada palavra. Esta é também uma oportunidade para os alunos testaram a sua capacidade de expressão oral em contextos de comunicação mais formais. E o resultado é, por vezes, surpreendente!
Subscrever:
Mensagens (Atom)