segunda-feira, 6 de maio de 2013

DESCOBRINDO LIVROS COM OS ALUNOS

A rubrica "Um Livro por Semana", que todas as quintas-feiras vai para o ar na Rádio Fóia, é uma excelente oportunidade para descobrirmos bons leitores e boas leituras.
E foi exatamente isso que aconteceu há alguns dias quando o Daniel Costa, da turma A do 8º ano, levou aos microfones da rádio local mais um exemplar da coleção CHERUB.
Muito apreciada por alguns dos nossos alunos, a coleção CHERUB fala-nos de um grupo juvenil de detetives que integra os serviços secretos britânicos (M15). Embora pareçam jovens normais, os membros da CHERUB, todos eles órfãos, têm capacidades acima da média e são profissionais treinados com elevado grau de rigor e exigência para intervirem em missões de espionagem contra temidos terroristas e traficantes de droga internacionais.
O autor da coleção, Robert Muchamore, nasceu a 26 de dezembro de 1972, em Islington, Inglaterra, e trabalhou durante treze anos como detetive privado, profissão que abandonou para se dedicar exclusivamente à escrita. O escritor diz que escreve, agora, aquilo que gostaria de ter lido aos treze anos de idade.
Com uma leitura fluente e muito clara,  o Daniel leu-nos um excerto do primeiro livro da nova série desta coleção, intitulado República Popular, que nos levou a perceber  a dinâmica da CHERUB e nos explicitou por que razão são recrutados crianças e jovens para missões tão complicadas: é que, aos olhos dos criminosos, estes pequenos detetives passam mais despercebidos e raramente levantam suspeitas.
Nesta edição de "Um Livro por Semana", o Daniel revelou-se um extraordinário interlocutor  e assistimos a uma interessante conversa sobre  leitura, ocupação dos tempos livres e desempenho escolar.
Tenho a certeza de que, lá em casa, os pais e as irmãs (a quem o Daniel se referiu com um enorme carinho) tiveram muitas razões para se encherem de orgulho!
 
 
 

Sem comentários: